La modalidad de educación a distancia en la formación profesional en salud familiar: relato de experiencia
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc9(30)486Palabras clave:
Programa de Salud Familiar, Educación a Distancia, Atención Primaria de Salud, Salud PúblicaResumen
Este estudio presenta la experiencia que un alumno/profesional tuvo del Curso de Especialización en Salud Familiar, ofrecido por la Universidad Federal do Ceará a través del sistema de Educación a Distancia (EaD). Acudieron a este curso médicos, enfermeros y dentistas incluidos en el Estrategia de Salud Familiar en los municipios del Estado de Ceará. Se utilizó el entorno virtual de aprendizaje Moodle, un sistema de enseñanza-aprendizaje on line en el que diversas herramientas de comunicación se integraron en una página web, desde donde se accedía a las asignaturas ofrecidas y se interactuaba con un profesor/tutor. Los presupuestos pedagógicos del curso se basaron en una educación contextualizada y descentralizada, en un aprendizaje colaborativo, significativo y problematizador, además de en la articulación entre teoría-práctica y enseñanza-servicio. La incorporación de la EaD a los procesos de formación/capacitación de los profesionales de atención primaria, se constituye en un ejemplo e incentivo para otras iniciativas de formación/calificación de los profesionales que trabajan en otras áreas del Sistema Único de Salud en Brasil.
Descargas
Métricas
Citas
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Políticas Públicas. Guia prático do Programa Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde; 2001. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes../guia_psf1.pdf
Oliveira AKP, Borges DF. Programa de Saúde da Família: uma avaliação da efetividade com base na percepção dos usuários. Rev Adm Pública. 2008; 42(2): 369-389. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000200008 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000200008
Reis MAS, Fortuna CM, Oliveira CT, Durante MC. A organização do processo de trabalho em uma unidade de saúde da família: desafios para a mudança das práticas. Interface Comum Saúde Educ. 2007; 11(23): 655-666. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000300022 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832007000300022
Ministério da Saúde (BR). Portaria GM/MS nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Brasília: Ministério da Saúde; 2002. [acesso em 2011 Dez 15]. Disponível em: http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/110154-2488.html
Ministério da Saúde (BR). Departamento de Atenção Básica. Saúde da Família [online]. Brasília: Ministério da Saúde; 2009 [acesso em 2011 Ago 12]. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/atencaobasica.php
Escorel S, Giovanella L, Mendonca MHM, Senna MCM. O Programa de Saúde da Família e a construção de um novo modelo para a atenção básica no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2007; 21(2): 164-176.
http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892007000200011 DOI: https://doi.org/10.1590/S1020-49892007000200011
Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialização em Saúde da Família – EAD – UFPel [online]. 2011 [acesso em 2011 Ago 20]. Disponível em: http://unasus.ufpel.edu.br/site
Universidade Federal do Ceará (UFC). Curso de Especialização em Saúde da Família [online]. 2011 [acesso em 2011 Ago 20]. Disponível em: http://www.nuteds.ufc.br/cesf/index.php/o-curso
Paim MC, Guimarães JMM. Importância da formação de docentes em EAD no processo de educação permanente para trabalhadores do SUS na Bahia. Rev Baiana Saúde Pública. 2009; 33(1): 94-103. Disponível em: http://inseer.ibict.br/rbsp/index.php/rbsp/article/view/193
Alves VS, Veloso R. Sistemas de Educação a Distância: subsídios para a construção do modelo de gestão desta modalidade de ensino no contexto da secretaria de saúde do estado da Bahia. Rev Baiana Saúde Pública. 2009; 33(1): 86-93. Disponível em: http://inseer.ibict.br/rbsp/index.php/rbsp/article/view/192
Anderson MIP, Rodrigues RD. Formação de especialistas em Medicina de Família e Comunidade no Brasil: dilemas e perspectivas. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2011; 6(18): 19-20. http://dx.doi.org/10.5327/Z1809-59092011001800005 DOI: https://doi.org/10.5327/Z1809-59092011001800005
Paim MC, Alves VS, Ramos AS. Projeto EAD SUS/BA: Incorporação do ensino a distância aos processos de educação permanente para profissionais do Sistema Único de Saúde do estado da Bahia. Rev Baiana Saúde Pública. 2009; 33(1): 104-112. Disponível em:
http://inseer.ibict.br/rbsp/index. php/rbsp/article/view/194
Machado AC. O desenvolvimento de um curso a distância on-line: relato da experiência utilizando o sistema de gerenciamento de cursos – moodle, como ferramenta de aprendizagem colaborativa [online]. Rev Paideia 2008; 1(2) [acesso em 2011 Ago 25]. Disponível em: http://revistapaideia. unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=45
Harris S, Dolan G, Fairbairn G. Reflecting on the use of student portfolios. Nurse Educ Today. 2001; 21(2): 278-286. http://dx.doi.org/10.1054/nedt.2000.0545 DOI: https://doi.org/10.1054/nedt.2000.0545
Grillo MJC, Sena RR. Especialização em saúde da família a distância: uma possibilidade de educação permanente em saúde; Convibra Saúde – Congresso Virtual Brasileiro de Educação, gestão e promoção da saúde; 2012. [online] [acesso em 2013 Fev 20]. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/59/2012_59_4330.pdf
Tomaz JBC, Molen HTVD. Compreendendo os profissionais de Saúde da Família como potenciais estudantes na Educação à Distância. Rev Bras Educ Med. 2011; 35(2): 201-208. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000200009 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000200009
Hernández F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed; 2000.
Aguiar RAT. A universidade e as políticas de educação permanente para a estratégia saúde da família: um estudo de caso. [Tese]. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais; 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8D4KUK
Bastos MAR, Guimarães EMP. Educação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiência. Rev Latino-Am Enferm. 2003; 11(5): 685-691. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000500018 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000500018
Souza JWF Fº. Desafios e vantagens da Educação a Distância para uma aprendizagem significativa na Universidade [online]. 2011 [acesso em 2011 Ago 25]. Disponível em: http://ueadsl.textolivre.pro.br/2011.1/papers/upload/100.pdf
Favero RVM. Dialogar ou evadir: Eis a questão! Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. [Dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/14846
Pereira ALF. As tendências pedagógicas e a prática nas ciências da saúde. Cad Saúde Pública 2003; 19(5): 1527-1534. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000500031 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2003000500031
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un manuscrito al RBMFC, los autores conservan la propiedad de los derechos de autor del artículo y autorizan a RBMFC a publicar ese manuscrito bajo la licencia Creative Commons Attribution 4.0 e identificarse como el vehículo de su publicación original.