Proposta interdisciplinar de apoio à cessação do tabagismo em uma unidade de saúde da Estratégia Saúde da Família: relato de experiência

Autores

  • Rafael Silva Duarte Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ
  • Isa Haro Martins Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ
  • Cristiane Pereira Mendes Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ
  • Maria Antônia Silva Costa Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ
  • Daniela de Souza Mendes Núcleo Apoio Saúde da Família (NASF) - TEIAS Escola Manguinhos. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ
  • Valéria Ferreira Romano Faculdade de Medicina, Programa de Atenção Primária a Saúde (PAPS). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ
  • Sérgio Coelho Gomes Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ
  • Alessandra Reis Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ
  • Regina Dias Neves Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc9(33)708

Palavras-chave:

Hábito de Fumar, Abandono do Uso de Tabaco, Atenção Primária à Saúde, Educação Médica

Resumo

Este artigo descreve a proposta interdisciplinar utilizada atualmente no Centro Municipal de Saúde Manguinhos (CMSM), Rio de Janeiro, para condução longitudinal do tratamento antitabagismo em pacientes residentes em comunidades de baixa renda da região, sob a ótica de um estudante de medicina em seu período de internato rotatório. A abordagem antitabágica consiste em terapia longitudinal dividida em duas etapas: (i) assistência a grupo de pacientes com abordagem interdisciplinar ao longo de quatro sessões distribuídas semanalmente que inclui tratamento psicoterápico e recursos farmacológicos; seguida de (ii) duas sessões quinzenais de terapia de manutenção, caracterizadas por atenção individualizada e desmame farmacológico, complementadas por um seguimento mensal de até um ano. Os protocolos atuais, as atividades dos profissionais e a condução da proposta são descritos. Este relato sugere que o aprimoramento da formação em medicina pode ocorrer por meio da participação dos estudantes em ações de educação em saúde, tais como o grupo antitabagismo.

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Biografia do Autor

Rafael Silva Duarte, Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ

Professor Adjunto III e chefe do Laboratório de Micobactérias do Depto. Microbiologia Médica, Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ

Estudante de Medicina (M12) da UFRJ, conclusão em Julho de 2013

Áreas: Diagnóstico de Doenças Infecciosas, Estudos de Caso, Infectologia, Tabagismo.

Isa Haro Martins, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ

Médica, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.

Cristiane Pereira Mendes, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ

Médica, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.

Maria Antônia Silva Costa, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ

Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.

Daniela de Souza Mendes, Núcleo Apoio Saúde da Família (NASF) - TEIAS Escola Manguinhos. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ

Núcleo Apoio Saúde da Família (NASF) - TEIAS Escola Manguinhos / Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.

Valéria Ferreira Romano, Faculdade de Medicina, Programa de Atenção Primária a Saúde (PAPS). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ

Faculdade de Medicina, Programa de Atenção Primária a Saúde (PAPS), Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sérgio Coelho Gomes, Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ

Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alessandra Reis, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ

Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.

Regina Dias Neves, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Rio de Janeiro, RJ

Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.

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Publicado

2014-03-02

Como Citar

1.
Duarte RS, Martins IH, Mendes CP, Silva Costa MA, Mendes D de S, Romano VF, Gomes SC, Reis A, Neves RD. Proposta interdisciplinar de apoio à cessação do tabagismo em uma unidade de saúde da Estratégia Saúde da Família: relato de experiência. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 2º de março de 2014 [citado 28º de março de 2024];9(33):384-90. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/708

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Plaudit