Rumo à educação baseada em competências: construindo a matriz do internato em Medicina de Família e Comunidade

Autores

  • Angela Jornada Ben Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre http://orcid.org/0000-0003-4793-9026
  • José Mauro Ceratti Lopes
  • Carmen Vera Giacobbo Daudt
  • Maria Eugênia Bresolin Pinto
  • Mônica Maria Celestina de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc12(39)1354

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências. Educação Médica. Internato e Residência. Medicina de Família e Comunidade.

Resumo

Objetivo: Elaborar a matriz de competências a serem desenvolvidas pelos estudantes durante os três meses de estágio no internato em Medicina de Família e Comunidade na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Métodos: Foi realizada revisão de literatura sobre o referencial teórico do ensino baseado em competências sobre escolas médicas que utilizassem o ensino baseado em competências na especialidade e sobre as principais diretrizes nacionais e internacionais sobre o tema. Diante da revisão de literatura, foi discutida a aplicabilidade das recomendações no contexto do internato da UFCSPA. Resultados: Dezoito competências foram elaboradas e divididas em quatro eixos: Geral; Abordagem Individual; Abordagem Familiar e Abordagem Comunitária. Cada competência foi detalhada em um ou mais componentes. Para cada componente, foram identificados os métodos de ensino e de avaliação atualmente utilizados no programa do internato. Conclusão: Com a definição da matriz, as competências, antes desenvolvidas de forma intuitiva, foram organizadas de modo a viabilizar a revisão e adequação dos processos de ensino e avaliação.

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Biografia do Autor

Angela Jornada Ben, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (2005). É especialista em Medicina de Família e Comunidade tendo concluído a residência médica nessa especialidade no Serviço de Atenção Primária do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em (2009). Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela UFRGS (2015). É Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Doutoranda em Epidemiologia pela UFRGS. 

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Publicado

2017-05-22

Como Citar

1.
Ben AJ, Lopes JMC, Daudt CVG, Pinto MEB, Oliveira MMC de. Rumo à educação baseada em competências: construindo a matriz do internato em Medicina de Família e Comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 22º de maio de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];12(39):1-16. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1354

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit