O desafio da mudança: a transformação curricular de um Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc13(40)1600

Palavras-chave:

Medicina de Família e Comunidade, Internato e Residência, Educação Médica

Resumo

Introdução: Um dos eixos centrais do Programa Mais Médicos para o Brasil prevê a reestruturação nas residências de Medicina de Família e Comunidade do país, de modo que elas estejam adequadas à nova legislação, sendo pré-requisito para as demais residências médicas do país. Para esta mudança, é necessário que os programas existentes adaptem os seus programas de modo que estes estejam em consonância com o que se espera de um Médico de Família e Comunidade. Objetivo: Analisar a experiência da Universidade Federal de Uberlândia e a metodologia utilizada na reforma curricular do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Métodos: Estudo de caso com análise documental sobre o produto, atas e demais documentos construídos durante as três oficinas de reforma curricular executadas, além dos marcos regulatórios. Resultados: A metodologia utilizada nestas oficinas englobou o Arco de Maguerez como estratégia problematizadora que dialoga com a Pedagogia Progressista de Paulo Freire. Para participar das oficinas, foram convidados residentes, gestor, preceptores e docentes. Trabalhou-se com a matriz de planejamento estratégico Análise FOFA (Fortaleza, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça) para realizar o diagnóstico situacional do programa; elencaram-se ainda os estágios a serem desenvolvidos, bem como os princípios pedagógicos utilizados e as ferramentas avaliativas. Conclusão: Observou-se uma mudança significativa no programa da residência com envolvimento principalmente de preceptores e residentes engajados na implementação desta nova proposta. Os desafios encontrados foram parcialmente superados, porém ainda existem questões relacionadas principalmente à dinâmica ensino-serviço que precisa ser melhor estruturada para a efetivação do novo programa.

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Biografia do Autor

Natalia Madureira Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

Gustavo Tenorio Cunha, Universidade Estadual de Campinas

professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM/UNICAMP (RDIDP)

Nicole Geovana Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2018-04-04

Como Citar

1.
Ferreira NM, Cunha GT, Dias NG. O desafio da mudança: a transformação curricular de um Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 4º de abril de 2018 [citado 29º de março de 2024];13(40):1-12. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1600

Edição

Seção

Especial Residência Médica

Plaudit