Reduzindo iniquidades

uma defesa da reabertura de escolas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2695

Palavras-chave:

Promoção da Saúde em Ambiente Escolar, Vulnerabilidade Social, COVID-19

Resumo

Nesse artigo se desenvolve uma defesa para a reabertura das escolas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Devido ao avanço do conhecimento da pandemia, atualmente, sabemos que crianças se infectam menos e são menos infecciosas que os adultos pelo vírus SARS-Cov-2. O fechamento de escolas como única forma de isolamento social não parece efetivo em diminuir a transmissão comunitária, nem a redução da curva de utilização de leitos ou  de UTI por COVID-19. Faria sentido as escolas fechadas sendo associado a outras formas de mitigação da transmissão e se isso fosse incentivado por uma comunicação objetiva e clara por parte dos agentes governamentais. Como isso não ocorre e o isolamento não está sendo seguido pela população em geral, o fechamento das escolas só traz prejuízo para as crianças, em especial as mais vulneráveis. Este artigo conclui que protocolos de reabertura segura e informada das escolas deveriam ser imediatamente considerados.

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Biografia do Autor

Rogerio Luz Coelho Neto, Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (FEPAR), Curitiba - PR, Brasil

Médico, Especialista em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC-AMB-CFM) , Especialista em Aupuntura Médica (CMA-AMB-CFM). 

Mestrado em Desempenho Esportivo (UFPR - 2015) 

Professor e Preceptor de Medicina de Família e Epidemiologia da FEPAR / Hospital Evangélico de Curitiba/PR

Preceptor da Residência de Medicina de Família de Curitiba (UFPR / PUCPR / UP / FEAES / FPP  --  SMS CURITIBA) 

. http://lattes.cnpq.br/4888754344887176

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Publicado

2021-04-06

Como Citar

1.
Coelho Neto RL. Reduzindo iniquidades: uma defesa da reabertura de escolas no Brasil. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 6º de abril de 2021 [citado 4º de dezembro de 2024];16(43):2695. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2695

Edição

Seção

Perspectivas

Plaudit