Reduzindo iniquidades
uma defesa da reabertura de escolas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2695Palavras-chave:
Promoção da Saúde em Ambiente Escolar, Vulnerabilidade Social, COVID-19Resumo
Nesse artigo se desenvolve uma defesa para a reabertura das escolas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Devido ao avanço do conhecimento da pandemia, atualmente, sabemos que crianças se infectam menos e são menos infecciosas que os adultos pelo vírus SARS-Cov-2. O fechamento de escolas como única forma de isolamento social não parece efetivo em diminuir a transmissão comunitária, nem a redução da curva de utilização de leitos ou de UTI por COVID-19. Faria sentido as escolas fechadas sendo associado a outras formas de mitigação da transmissão e se isso fosse incentivado por uma comunicação objetiva e clara por parte dos agentes governamentais. Como isso não ocorre e o isolamento não está sendo seguido pela população em geral, o fechamento das escolas só traz prejuízo para as crianças, em especial as mais vulneráveis. Este artigo conclui que protocolos de reabertura segura e informada das escolas deveriam ser imediatamente considerados.
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