A pandemia da COVID-19 e o Programa “Fica em Casa”

rádio, via WhatsApp, na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Mayara Floss Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Patologia – São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0926-1306
  • Carlos Augusto Vieira Ilgenfritz Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Serviço de Atenção Primária – Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Flora Prati Barbosa Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4399-6843
  • Fernanda Miranda Seixas Einloft Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Claunara Schilling Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, (RS), Brasil.
  • Luiza Dias Corrêa Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7446-5415
  • Andrei dos Santos Rossetto Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, (RS), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6336-722X

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc18(45)3129

Palavras-chave:

Rádio, Educação em Saúde, COVID-19, Comunicação, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Problema: A Atenção Primária à Saúde, após a pandemia de COVID-19, necessitou diversas adaptações para garantir o acesso à saúde. Para manter uma aproximação da comunidade no início da pandemia, um grupo de residentes da área de saúde da Unidade de Saúde Costa e Silva, em Porto Alegre (RS), organizou um programa de rádio de transmissão via WhatsApp, o “Fica em Casa”. Este artigo reflete sobre a construção do programa e seus desdobramentos. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma rádio criada com base no diário de campo dos envolvidos, com  reflexões acerca dela. Resultados: O programa “Fica em Casa” é uma forma de rádio expandida que não se limita à transmissão hertziana, mas consiste em uma iniciativa de radiodifusão comunitária em sua essência social, participativa e cultural. As vozes da equipe sugerem segurança para a comunidade como um espaço de micropolítica e valorização da autonomia em resposta à desinformação. Conclusão: O “Fica em Casa” funcionou como forma de acesso à saúde, educação popular, direito, resistência, memória e arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Huang C, Wang Y, Li X, Ren L, Zhao J, Hu Y et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet 2020;395(10223):497-506. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30183-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30183-5

Zarocostas J. How to fight an infodemic. Lancet 2020;395(10225):676. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X

Allahverdipour H. Global Challenge of health communication: infodemia in the coronavirus disease (COVID-19) pandemic. J Educ Community Health 2020;7:65-7. https://doi.org/10.29252/jech.7.2.65 DOI: https://doi.org/10.29252/jech.7.2.65

Ornell F, Schuch J, Sordi A, Kessler FHP. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Braz J Psychiatr 2020;42(3):232-5. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008

Mendes A, Carnut L. Capitalismo contemporâneo em crise e sua forma política: o subfinanciamento e o gerencialismo na saúde pública brasileira. Saúde Soc 2018;27(4):1105-19. https://doi.org/10.1590/S0104-12902018180365 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-12902018180365

Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. The Brazilian health system: history, advances, and challenges. Lancet 2011;377(9779):1778-97. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(11)60054-8 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(11)60054-8

Ferreira Y. Coronavírus: busca por cura pode te matar. O que o Google está fazendo contra isso [Internet]. Hypeness; 2020 [acessado em 25 abr. 2020]. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2020/03/coronavirus-busca-por-cura-pode-te-matar-o-que-o-google-esta-fazendo-contra-isso/

Buckingham D. Teaching media in a ‘post-truth’ age: fake news, media bias and the challenge for media/digital literacy education. Culture and Education 2019;31(2):213-31. https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1603814 DOI: https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1603814

Ioannidis JPA. Coronavirus disease 2019: the harms of exaggerated information and non-evidence-based measures. Eur J Clin Invest 2020;:50(4):e13223. https://doi.org/10.1111/eci.13222 DOI: https://doi.org/10.1111/eci.13222

Shimizu K. 2019-nCoV, fake news, and racism. Lancet 2020;395(10225):685-6. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30357-3 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30357-3

Paulino DB, Martins CCA, Raimondi GA, Hattori WT. WhatsApp® como recurso para a educação em saúde: contextualizando teoria e prática em um novo cenário de ensino-aprendizagem. Rev Bras Educ Med 2018;42(1):171-80. https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1RB20170061 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1rb20170061

Souza CTV, Santana CS, Ferreira P, Nunes JA, Teixeira MLB, Gouvêa MIFS. Cuidar em tempos da COVID-19: lições aprendidas entre a ciência e a sociedade. Cad Saúde Pública 2020;36(6):e00115020. https://doi.org/10.1590/0102-311X00115020 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00115020

Daltro MR, Faria AA. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud Pesqui Psicol 2019;19(1):223-37. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Grande estatística 2010. Mapas interativos [Internet]. IBGE; 2022 [acessado em 3 abr. 2022]. Disponível em: https://mapasinterativos.ibge.gov.br/grade/default.html

Sartor DGB, Vasconcelos MOD, Pekelman R. A percepção de ouvintes sobre o programa saúde na comunidade da rádio comunitária Associação dos Moradores do Rubem Berta – FM. Rev APS 2014;17(1):65-75.

Fernandes V, Guimarães P. Tá sabendo??? O informativo do seu Posto Costa e Silva; 2013.

Floss M. Tutorial: crie seu próprio áudio para WhatsApp [Internet]. US Costinha. [acessado em 26 jan. 2021]. Disponível em: https://uscostinha.blogspot.com/2020/04/tutorial-crie-seu-proprio-audio-para_18.html

Costa MCC, Romanini V. A educomunicação na batalha contra as fake news. Comunicação & Educação 2019;24(2):66-77. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p66-77

Del Bianco NR. Promessas de mudança na programação e na linguagem das emissoras digitalizadas. In: Magnoni AF, Carvalho JM. O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital. São Paulo: Editora Senac; 2010. p. 91-112.

Jenkins H, Alexandria S. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph; 2009.

Ferraretto LA. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus Editorial; 2014.

Meditsch E. A informação sonora na webmergência: sobre as possibilidades de um radiojornalismo digital na mídia e pós-mídia. In: Magnoni AF, Carvalho JM. O novo rádio: cenário da radiodifusão na era digital. São Paulo: Senac; 2010. p. 203-38.

Peruzzo CMK. Participação nas rádios comunitárias no Brasil. BOCC 1998;14:1-14.

Rangel-S. M. Epidemia e mídia: sentidos construídos em narrativas jornalísticas. Saúde Soc 2003;12(2):5-17. https://doi.org/10.1590/S0104-12902003000200002 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902003000200002

Campelo LN, Cardoso N. Programa “Banca de sapateiro” e a produção noticiosa do radiojornalismo com uso do Whatsapp. In: 17o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2019, Goiânia. Anais 17 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo; 2019. p. 1-15.

Purz M. WhasApp no Brasil: números atuais e as oportunidades comerciais do app. MessengerPeople [Internet]. 2022 [acessado em 28 nov. 2022]. Disponível em: https://www.messengerpeople.com/pt-br/whatsapp-no-brasil/

Magenta M, Gragnani J, Souza F. How WhatsApp is being abused in Brazil's elections. BBC News [Internet]. 2018 [acessado em 26 jan. 2021]. Disponível em: https://www.bbc.com/news/technology-45956557

Yamaguchi MU, Barros JK, Souza RCB, Bernuci MP, Oliveira LP. O papel das mídias digitais e da literacia digital na educação não-formal em saúde. Revista Eletrônica de Educação 2020;14(1-11):e3761017. http://dx.doi.org/10.14244/198271993761 DOI: https://doi.org/10.14244/198271993761

Charlton E. How experts are fighting the Coronavirus ‘infodemic’ [Internet]. Geneva: World Economic Forum; 2020. [acessado em 26 jan. 2021]. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2020/03/how‐experts‐are‐fighting‐the‐coronavirus‐infodemic/.

Deleuze G, Guattari F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34; 1995.

Horton R. Offline: a global health crisis? No, something far worse. Lancet 2020;395(10234):1410. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31017-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31017-5

Guattari F, Rolnik S. Micropolítica: Cartografias do desejo. 12a ed. Petrópolis: Vozes; 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Política nacional de humanização. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.

McLeish R. Produção de rádio: um guia abrangente da produção radiofônica. São Paulo: Summus; 2001.

Kaplún M, Meditsch E, Betti JG, Prata N. Produção de programas de rádio: do roteiro à direção. Florianópolis: Insular; 2017.

Loch S, Cunha CCA, Longhi DM, Medeiros L. Gerenciamento de unidades de saúde. In: Gusso G, Lopes J, Dias L, orgs. Tratado de medicina de família e comunidade, princípios, formação e prática. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 2019. p. 372-9.

Bornstein V. Formação em educação popular para trabalhadores da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV; 2017.

Freire P. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Moraes IHS, Prado LA. Saúde coletiva e uma escolha de Sofia: defender a privacidade no ciberespaço. Ciênc Saúde Colet 2018;23(10):3267-76. https://doi.org/10.1590/1413-812320182310.15942018 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320182310.15942018

Publicado

2023-04-08

Como Citar

1.
Floss M, Ilgenfritz CAV, Barbosa FP, Einloft FMS, Mendonça CS, Corrêa LD, Rossetto A dos S. A pandemia da COVID-19 e o Programa “Fica em Casa”: rádio, via WhatsApp, na Atenção Primária à Saúde. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 8º de abril de 2023 [citado 20º de julho de 2024];18(45):3129. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3129

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Plaudit