Formação em preceptoria
percepções e experiências de participantes de curso de especialização na modalidade a distância
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc17(44)3438Palavras-chave:
Medicina de Família e Comunidade, Educação a Distância, Preceptoria, Internato e Residência, Educação médica.Resumo
Os programas de formação pedagógica representam importantes estratégias de qualificação de médicos que atuam ou desejam atuar como preceptores e/ou docentes. Nesse sentido, emerge o Curso de Especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde/Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA), com o intuito de promover a formação de preceptores para a especialidade, ainda durante a residência médica. Objetivo: Analisar o perfil demográfico dos participantes do Curso de Especialização em Preceptoria, assim como seu desempenho, percepções, benefícios e dificuldades durante as atividades do curso. Métodos: Estudo descritivo, observacional e quantitativo, conduzido em duas etapas: Mapeamento Populacional (Etapa 1), realizada por meio do levantamento de dados cadastrais na Secretaria Acadêmica da UNA-SUS/UFCPA; e Questionário Estruturado (Etapa 2), executada com a aplicação de questionário em plataforma digital. A pesquisa incluiu variáveis como turma do curso, status acadêmico, gênero, idade, estado e cidade de origem dos participantes, além das percepções, benefícios e dificuldades durante a realização do curso. As percepções acerca deste foram analisadas por meio de versão adaptada da ferramenta Constructivist On-Line Learning Environment Survey (Colles). Resultados: Na etapa Mapeamento Populacional, foram identificados 2.530 alunos e egressos nas três edições do Curso de Especialização em Preceptoria, com predomínio de participantes do gênero feminino (65,4%) e da Região Sudeste (48,9%). A etapa “questionário estruturado” foi constituída por 232 participantes, representando 9,17% do total de alunos e egressos do curso. Acerca aos benefícios da especialização, a maioria expressiva dos participantes destacou a “oportunidade de capacitação em educação médica/preceptoria” (95,2%) e o “incentivo financeiro do Ministério da Saúde” (91,3%). Por outro lado, a respeito das dificuldades, os “cronogramas e prazos de entrega de atividades” (33,1%) e “dificuldades com o feedback dos tutores e suporte pedagógico” (21,9%) despontam como importantes empecilhos para as atividades do curso. Conclusões: O Curso de Especialização em Preceptoria mostrou-se uma iniciativa ambiciosa e notável, alcançando milhares de médicos residentes da especialidade em distintos locais do país. Embora algumas de suas estratégias e ferramentas necessitem ser aprimoradas, a percepção geral dos alunos e egressos manifestou-se positiva.
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