Das sílabas às rimas

a arte na formação médica

Autores

  • Layla Calazans Müller Secretária Municipal de Saúde de Manaus – Manaus (AM), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7528-1199
  • Caroline Mota de Souza Escola de Saúde Pública de Manaus – Manaus (AM), Brasil. https://orcid.org/0009-0008-1627-6219
  • Ezequiel Fernandes da Costa Neto Secretária Municipal de Saúde de Manaus – Manaus (AM), Brasil. https://orcid.org/0009-0004-6907-0151
  • Angélica Karlla Marques Dias Secretária de Educação de Manaus – Manaus (AM), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc18(45)3807

Palavras-chave:

Educação médica, Artes, Medicina de família e comunidade, Aprendizagem.

Resumo

Problema: A educação médica tradicional pautada no modelo biomédico cartesiano, apesar dos avanços tecnológicos, vem sendo questionada em razão de sua limitação perante as incertezas e complexidades inerentes à saúde humana e a atenção primária à saúde. Com base em evidências da limitação do uso estrito da medicina clássica flexneriana na educação médica, este trabalho buscou apresentar a arte como ferramenta alternativa de ensino na graduação de Medicina. Método: Para atingir esse objetivo, utilizou-se a revisão de literatura narrativa e o relato de experiência, de modo a demonstrar e analisar o uso das artes durante o módulo de atenção primária à saúde do internato de medicina, vivenciado no campo de prática e sob orientação do médico residente de Medicina de Família e Comunidade. Resultados: Com esta pesquisa, discutiram-se as possíveis contribuições do uso das artes para a formação médica, como também se procurou estimular o uso de formas alternativas de educação com base na apresentação do uso prático delas, na rotina diária, da interação entre graduação de Medicina e residência de MFC. Conclusão: Dessa forma, o uso da arte contribuiu para a consolidação de conhecimentos técnicos, habilidades e atitudes dos estudantes de Medicina relacionados ao cuidado integral à saúde, à empatia e ao vínculo médico-pessoa. Além disso, proporcionou evolução pessoal e profissional ao preceptor do módulo, baseada em reflexões sobre o processo de aprendizagem, métodos alternativos de educação com foco no cuidado da pessoa e na relação médico-paciente.

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Biografia do Autor

Caroline Mota de Souza, Escola de Saúde Pública de Manaus – Manaus (AM), Brasil.

CV: http://lattes.cnpq.br/1274314896386033

Ezequiel Fernandes da Costa Neto, Secretária Municipal de Saúde de Manaus – Manaus (AM), Brasil.

CV: http://lattes.cnpq.br/0330400416827570

Angélica Karlla Marques Dias, Secretária de Educação de Manaus – Manaus (AM), Brasil.

CV: http://lattes.cnpq.br/3840512324013266

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

1.
Müller LC, Souza CM de, Costa Neto EF da, Dias AKM. Das sílabas às rimas: a arte na formação médica. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 5º de dezembro de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];18(45):3807. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3807

Edição

Seção

Especial Residência Médica

Plaudit