Consultando o Artigo
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc6(20)383Palavras-chave:
Artigo de Revista, Educação Médica Continuada, AvaliaçãoResumo
O conceito de clube de leitura é conhecido entre os médicos desde os anos de Licenciatura, particularmente pelas apresentações de journal club em reuniões de serviço durante diferentes estágios clínicos. Um paralelismo pode ser estabelecido entre a prática clínica do médico da família e comunidade e o clube de leitura. De fato, do mesmo modo que uma consulta ao seu paciente, um journal club implica ler (ou mesmo ouvir) o artigo, questionar determinados aspectos perante dados que vai obtendo, aguardar uma resposta orientadora, estar atento a detalhes e captar o essencial (subjetivo). Como um exame objetivo, pressupõe-se inspecionar o seu desenho, palpar as suas limitações e percutir os resultados sobre a sua comunidade (objetivo). Após a leitura completa, o médico da família e comunidade vai avaliá-lo (avaliação) e planejar (plano) uma alteração na sua prática. Este processo decorre com a fluidez natural de uma consulta normal, cujo paciente seria, neste caso, o próprio artigo.
Downloads
Métricas
Referências
Sanchez JP. Simplesmente POEMs. Rev Port Clin Geral. 2005; 21(6): 631-4.
Mateus M, Sanchez JP. POEMs e Níveis de Evidência. Rev Port Clin Geral. 2006; 22: 400-4.
Ramos V. A consulta em 7 passos. Execução e análise crítica das consultas em medicina geral e familiar. Rev Port Clin Geral. 2009; 25: 208-20.
Carneiro AV. Como avaliar a investigação clínica. O exemplo da avaliação crítica de um ensaio clínico. J Port Gastroenterol. 2008; 15: 30-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem um manuscrito à RBMFC, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a RBMFC a publicar esse manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificar-se como veículo de sua publicação original.