Iniciação científica com pesquisas qualitativas: relato da experiência de um grupo de professores e alunos de Medicina

Autores

  • Bruno José Barcellos Fontanella Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Débora Gusmão Melo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Carla Maria Ramos Germano Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Bianca Mayumi Watanabe Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • César Seiji Setoue Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Débora Bonato Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Fernanda Rodrigues da Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • José Eduardo Vitorino Galon Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Karina Nogueira Dias Secco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Mariana Bueno da Silva San Felice Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Taysa Moreira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc6(21)411

Palavras-chave:

Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Educação Médica, Pesquisa Qualitativa, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivou-se relatar e discutir as experiências de um grupo de professores e alunos de graduação de Medicina sobre os estágios de iniciação científica, realizados por meio de projetos de pesquisa com métodos qualitativos, parte deles tendo a Atenção Primária à Saúde como campo de pesquisa. Contextualizando o relato, acentuou-se a história relativamente recente da iniciação científica no Brasil e, em nível mundial, a também recente utilização em mais ampla escala dos métodos qualitativos em saúde. O relato de experiência se estruturou a partir do fluxograma do processo de trabalho seguido pelos estágios de iniciação científica. Destacou-se ter havido uma relativa autonomia dos estudantes em relação à coleta de dados, mas, por outro lado, maior dependência em relação aos seus orientadores no momento de analisar e interpretar os achados. Por meio desses estágios, acredita-se que se valoriza a rede de significados presentes no processo saúde-doença-cuidado, em particular na Atenção Primária à Saúde, considerando que uma progressiva compreensão científica desse processo complexo ajuda a aperfeiçoar uma prática médica atenta às plenas necessidades de pacientes e comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno José Barcellos Fontanella, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Pela Unicamp concluiu graduação em Medicina (1985), residência médica em psiquiatria (1988), mestrado em Saúde Mental (1991) e doutorado em Ciências Médicas (2000). Realizou estágio pós-doutoral na Fiocruz (2011). Ex-professor da UFMG (2004-2006), desde 2006 é professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos - SP) em dedicação exclusiva junto ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Pesquisa com abordagem qualitativa questões sobre saúde relacionadas à relação profissional-paciente, ao uso de substâncias psicoativas, sexualidade e gênero. Estuda metodologia da pesquisa qualitativa em saúde.

Débora Gusmão Melo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1997), residência em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP / 1997 a 2000), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pelo Departamento de Genética da FMRP-USP (2000 a 2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pelo Departamento de Genética da FMRP-USP (2002 a 2006). Atualmente é Professora Adjunta 3 do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em genética médica, atuando principalmente nas áreas de epidemiologia genética, diagnóstico em genética clínica e aconselhamento genético.

Carla Maria Ramos Germano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1987), Mestrado em Ciencias Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2002), Doutorado em Ciencias Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006) e Pós-doutorado na Université Libre de Bruxelles (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia Pediatrica, atuando principalmente nos seguintes temas: congenital adrenal hyperplasia and

 

Bianca Mayumi Watanabe, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estudante de graduação do Curso de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

César Seiji Setoue, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estudante de graduação do Curso de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Débora Bonato, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estudante de graduação do Curso de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fernanda Rodrigues da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estudante de graduação do Curso de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

José Eduardo Vitorino Galon, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estudante de graduação do Curso de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Karina Nogueira Dias Secco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estudante de graduação do Curso de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mariana Bueno da Silva San Felice, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estudante de graduação do Curso de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Taysa Moreira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estudante de graduação do Curso de Medicina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

Tenório MDP, Beraldi G. Iniciação científica no Brasil e nos cursos de medicina. Rev Assoc Med Bras. 2010; 56(4): 390-3. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302010000400007 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-42302010000400007

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Informativo do Inep. 2005; 3(98) [online] [capturado em 2011 Set 19]. Disponível em: http://www.inep.gov.br/informativo/informativo98.htm

Oliveira NAD, Alves LA, Luz MR. Iniciação científica na graduação: o que diz o estudante de medicina? Rev Bras Educ Med. 2008; 32(3): 309-14. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000300005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300005

Cardoso GP, Silva Junior CTD, Carvalho Netto ALDC, Touça ADS, Brigido DC, Mattos ACMTD, et al. Visão geral de um Programa de Iniciação Científica em medicina: experiência do Curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Pulmão RJ. 2004; 13(3): 174-81.

Cardoso GP, Silva Junior CTD, Martinho J, Cyrillo R. Iniciação científica em medicina: uma questão de interesse para todas as especialidades. Pulmão RJ. 2004; 13(1): 8-12.

Jacobs CD, Cross PC. The value of medical student research: the experience at Stanford University School of Medicine. Med Educ. 1995; 29(5): 342-6. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2923.1995.tb00023.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1995.tb00023.x

Montes G. Da importância de uma disciplina de iniciação científica ao currículo nuclear na graduação em medicina na USP. Rev Bras Cardiol. 2000; 2(2): 70-7.

Crasto M, Neves D, Pires M, Nascimento L, Vieira L, Serafim E. O ensino de iniciação científica de graduação em medicina. Pulmão RJ. 2007; 16(1): 12-6.

Hydén L. Illness and narrative. Sociol Health Illn. 1997; 19(1): 48-69. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-9566.1997.tb00015.x/pdf DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9566.00040

Bury M. Illness narratives: fact or fiction? Sociol Health Illn. 2001; 23(3): 263-85. http://dx.doi.org/10.1111/1467-9566.00252 DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9566.00252

Minayo MCDS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: Hucitec; 2010. 408p.

Fontanella BJB, Luchesi BM, Saidel MGB, Ricas J, Turato ER, Melo DG. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad Saúde Pública. 2010; 27(2): 388-94. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020

Pires AP. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: Vários autores, organizador. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes; 2008. p. 154-211.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

1.
Fontanella BJB, Melo DG, Germano CMR, Watanabe BM, Setoue CS, Bonato D, Silva FR da, Galon JEV, Secco KND, Felice MB da SS, Moreira T. Iniciação científica com pesquisas qualitativas: relato da experiência de um grupo de professores e alunos de Medicina. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 19º de dezembro de 2011 [citado 22º de dezembro de 2024];6(21):275-82. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/411

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Plaudit