Elaboração de material didático (manual) para o uso de metodologias ativas como ferramenta de ensino durante preceptoria do internato de Medicina de Família e Comunidade
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)4220Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação médica, Educação de graduação em Medicina; , Internato e residência, Medicina de Família e Comunidade.Resumo
Problema: O Currículo Baseado em Competências para a Medicina de Família e Comunidade (MFC) aponta o desenvolvimento de habilidades em docência como essencial para a formação de um médico de família e comunidade. O Programa de Residência Médica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta com a preceptoria de alunos do internato de MFC como experiência desenvolvida durante a residência. Foi observado o caráter singular das práticas realizadas na realidade da Atenção Primária à Saúde (APS), devido à grande demanda assistencial da comunidade, sendo necessária a busca do equilíbrio entre o ensino e a assistência. A proposta da equipe foi o uso de metodologias ativas (MAs) de ensino para otimizar a preceptoria em MFC e desenvolver nos alunos habilidades de autonomia no seu processo de aprendizagem. Método: A experiência relatada focou na inserção de MAs durante o internato em MFC. Foram utilizadas duas MAs para a criação de um livro digital sobre temas da APS, sendo elas a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a sala de aula invertida, por meio da criação de um ebook voltado para a APS. Resultados: A equipe produziu e discutiu quatorze capítulos em seis meses de atividades. Os benefícios incluíram o desenvolvimento de habilidades essenciais, a otimização do tempo de estudo e a construção de um produto científico. Os resultados confirmam a relevância das MAs na formação médica, corroborando estudos anteriores. Foi observada a viabilidade do uso das MAs no internato de MFC, enfatizando a importância da Residência Médica no processo de ensino. Conclusão: O projeto serve como exemplo para outras instituições, visando formar médicos autônomos e críticos, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
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