Ouvir, tocar, falar
expectativas do paciente em relação ao médico da Atenção Primária
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)4226Palavras-chave:
Assistência centrada no paciente, Relações Médico-Paciente, Atenção Primária à Saúde, Integralidade em saúde.Resumo
Introdução: As expectativas dos pacientes em relação ao atendimento médico são relevantes não apenas para a melhoria dos serviços de saúde, mas também para a adequada adesão ao tratamento. Isso se torna ainda mais importante quando falamos sobre doenças crônicas não transmissíveis no contexto de uma população cada vez mais idosa. Nesse sentido, pode-se potencializar o provimento de cuidado centrado no paciente. Objetivo: Identificar as expectativas de idosos com hipertensão a respeito do atendimento médico na Atenção Primária à Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, no qual foram realizadas entrevistas abertas com idosas diagnosticadas com hipertensão. A análise de dados seguiu o método proposto por Bardin, com a delimitação de unidades categóricas que foram organizadas em temas-eixo norteadores, o que permitiu a seleção dos temas de maior relevância para discussão. Resultados: Foram entrevistadas 8 idosas, para quem a saúde tem centralidade na vida e é muitas vezes representada pela ausência de problemas. O papel do médico em seu cuidado foi ressaltado como essencial. As principais expectativas incluíam a escuta atenta, a realização de exame físico, e a comunicação cuidadosa e centrada nas necessidades do paciente. Conclusões: Um dos principais desafios da medicina do século XXI é a compreensão do paciente de forma holística. É essencial que suas expectativas sejam conhecidas e que o médico lhe dê tempo para falar, com escuta atenta e realização de exame físico.
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