Programa de Qualificação Profissional
desenvolvimento sustentável, educação aberta e componente inteligente
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)4368Palavras-chave:
Qualificação profissional em saúde, Educação em saúde, Inteligência artificial.Resumo
A inovação pedagógica é uma tendência e necessita de abordagens baseadas em competências técnicas profissionais, que precisam ser trabalhadas para melhor atingir os objetivos estratégicos definidos junto à educação mediada por tecnologia. Cada vez mais, essa prática é vista como facilitadora do processo de aprendizagem aberta, flexível e a distância, especialmente em países em desenvolvimento, devido à importância da educação para o crescimento e avanço da ciência e tecnologia. Este relato de experiência apresenta a proposta de programa de qualificação profissional, composto por cursos extensionistas com a presença de componente inteligente e recursos educacionais abertos, em ambiente virtual de aprendizagem, aderente aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Como resultados da execução de tal programa, 22.126 vagas foram ofertadas por meio de 5 cursos que, integralizados, correspondem a 180 horas de formação em Programa de Qualificação de Profissionais da Regulação do Sistema Único de Saúde. Concluiu-se, assim, que a estrutura proposta para o programa e a utilização de componente inteligente no fórum, para recomendação de conteúdo, combinados a um conjunto de recursos educacionais abertos, favorecem possibilidades de formação e aprendizado ao longo da vida. A recomendação de conteúdo em fórum de comunicação foi o diferencial apresentado no programa.
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