Programa de Qualificação Profissional

desenvolvimento sustentável, educação aberta e componente inteligente

Autores

  • Cristine Martins Gomes de Gusmão Universidade Federal de Pernambuco – Recife (PE), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8831-217X
  • Elevângela Ferreira Gomes Universidade Federal de Pernambuco – Recife (PE), Brasil. https://orcid.org/0009-0005-9440-3277
  • Thays Mirelly Campos da Silva Universidade Federal de Pernambuco – Recife (PE), Brasil. https://orcid.org/0009-0006-9723-367X
  • Rebeca da Silva Fraga Botelho Universidade Federal de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)4368

Palavras-chave:

Qualificação profissional em saúde, Educação em saúde, Inteligência artificial.

Resumo

A inovação pedagógica é uma tendência e necessita de abordagens baseadas em competências técnicas profissionais, que precisam ser trabalhadas para melhor atingir os objetivos estratégicos definidos junto à educação mediada por tecnologia. Cada vez mais, essa prática é vista como facilitadora do processo de aprendizagem aberta, flexível e a distância, especialmente em países em desenvolvimento, devido à importância da educação para o crescimento e avanço da ciência e tecnologia. Este relato de experiência apresenta a proposta de programa de qualificação profissional, composto por cursos extensionistas com a presença de componente inteligente e recursos educacionais abertos, em ambiente virtual de aprendizagem, aderente aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Como resultados da execução de tal programa, 22.126 vagas foram ofertadas por meio de 5 cursos que, integralizados, correspondem a 180 horas de formação em Programa de Qualificação de Profissionais da Regulação do Sistema Único de Saúde. Concluiu-se, assim, que a estrutura proposta para o programa e a utilização de componente inteligente no fórum, para recomendação de conteúdo, combinados a um conjunto de recursos educacionais abertos, favorecem possibilidades de formação e aprendizado ao longo da vida. A recomendação de conteúdo em fórum de comunicação foi o diferencial apresentado no programa.

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Biografia do Autor

Elevângela Ferreira Gomes, Universidade Federal de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica-PPGEdumatec da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia no Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (CE- UFPE).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0640554464367862

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9440-3277

Thays Mirelly Campos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica - PPGEB da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Lattes: https://lattes.cnpq.br/1353660301765273

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-9723-367X

Rebeca da Silva Fraga Botelho , Universidade Federal de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica - PPGEB da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Enfermagem pela Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5941188152761093

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-9548-6526

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Publicado

2025-02-08

Como Citar

1.
Gusmão CMG de, Gomes EF, Silva TMC da, Botelho R da SF. Programa de Qualificação Profissional: desenvolvimento sustentável, educação aberta e componente inteligente. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 8º de fevereiro de 2025 [citado 26º de março de 2025];19(46):4368. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/4368

Edição

Seção

Especial Rede UNASUS

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