Receituário didático: criação e aplicação de um pictograma nas consultas de pacientes idosos
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc20(47)4672Palavras-chave:
Adesão terapêutica, Pictograma, Atenção Primária à Saúde, Educação em SaúdeResumo
Problema: O envelhecimento populacional no Brasil é um fenômeno crescente e enfrenta desafios relacionados à adesão terapêutica, especialmente no contexto da Atenção Primária à Saúde. Dados indicam que 75,3% dos idosos dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde, o que torna crucial o desenvolvimento de estratégias e/ou mecanismos que melhorem a comunicação entre os profissionais de saúde e esse grupo etário. Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um pictograma adaptado às necessidades da população idosa, visando facilitar a compreensão do receituário médico e, consequentemente, a adesão terapêutica. Método: Adotou-se a pesquisa-ação, tendo como referência experiências relacionadas a visitas semanais em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. A pesquisa envolveu sete etapas, que partiram da definição do tema até a apresentação final do material educativo, levando em consideração a análise de práticas educativas a partir da utilização de recursos visuais, como pictogramas. Resultados: O pictograma, com imagens nítidas e linguagem simplificada, mostrou-se eficaz na melhora da compreensão das prescrições médicas pelos pacientes idosos, representando um importante instrumento para o aprimoramento da autonomia desses indivíduos. Conclusão: A criação de materiais educativos visuais, como o pictograma desenvolvido, é uma solução promissora na melhoria da adesão terapêutica. Além disso, sua utilização pode otimizar a comunicação nas consultas, resultando em um atendimento mais eficaz e resolutivo.
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