Ser diabético na família e na sociedade: a avaliação do adolescente em Itajubá, Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc8(26)643Palavras-chave:
Adolescente, Diabetes, Família, SociedadeResumo
Objetivo: Investigar a realidade de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 no convívio familiar e social na cidade de Itajubá, Minas Gerais. Métodos: O presente estudo utiliza uma abordagem qualitativa e transversal. Para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 20 adolescentes, de 11 a 20 anos de idade, de ambos os gêneros, entre os meses de julho e setembro de 2011. Resultados: Identificamos uma diversidade de ideias em relação a como os adolescentes convivem com a doença no contexto familiar, as quais variam entre “difícil”, “ruim”, “complicado”, “normal”, “bom”, “acostumado” e “fácil”. Em relação à doença e ao convívio social, os resultados variam entre “difícil”, “normal”, “acostumado”, “complicado”, “ruim” e “depende”. Tanto para o contexto familiar como para o contexto social, a ideia mais citada foi “difícil”. Conclusões: Os resultados destacam que, na família, tais dificuldades são superadas quando comparadas às dificuldades no contexto social. Concluindo que o suporte do ambiente familiar é fundamental para um bom desenvolvimento do adolescente com diabetes frente aos problemas da doença.
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