Ser diabético na família e na sociedade: a avaliação do adolescente em Itajubá, Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Rodolfo Souza de Faria Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Camila Martins Fernandes Pereira Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá (MG).
  • Maria Isabel Marques Pereira Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá (MG).
  • Marcus Vinicius de Carvalho Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá (MG).

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc8(26)643

Palavras-chave:

Adolescente, Diabetes, Família, Sociedade

Resumo

Objetivo: Investigar a realidade de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 no convívio familiar e social na cidade de Itajubá, Minas Gerais. Métodos: O presente estudo utiliza uma abordagem qualitativa e transversal. Para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 20 adolescentes, de 11 a 20 anos de idade, de ambos os gêneros, entre os meses de julho e setembro de 2011. Resultados: Identificamos uma diversidade de ideias em relação a como os adolescentes convivem com a doença no contexto familiar, as quais variam entre “difícil”, “ruim”, “complicado”, “normal”, “bom”, “acostumado” e “fácil”. Em relação à doença e ao convívio social, os resultados variam entre “difícil”, “normal”, “acostumado”, “complicado”, “ruim” e “depende”. Tanto para o contexto familiar como para o contexto social, a ideia mais citada foi “difícil”. Conclusões: Os resultados destacam que, na família, tais dificuldades são superadas quando comparadas às dificuldades no contexto social. Concluindo que o suporte do ambiente familiar é fundamental para um bom desenvolvimento do adolescente com diabetes frente aos problemas da doença.

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Biografia do Autor

Rodolfo Souza de Faria, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (2011). Atualmente é aluno da Pós Graduação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, no programa de Mestrado da Biologia Funcional e Molecular. Na linha de pesquisa Neurobiologia do Comportamento, Aprendizagem, Memória e Plasticidade Neural.

Camila Martins Fernandes Pereira, Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá (MG).

Escola Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá - MG.

Maria Isabel Marques Pereira, Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá (MG).

Enfermeira Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e docente da disciplina Saúde da Família pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz – EEWB.

Marcus Vinicius de Carvalho, Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá (MG).

Estagiário na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, no Laboratório de Sistemas Neurais e Comportamento (LABSNEC), Departamento de Biologia Funcional e Molecular, Instituto de Biologia, enfermeiro pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz – EEWB.

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Publicado

2013-02-16

Como Citar

1.
Faria RS de, Pereira CMF, Pereira MIM, Carvalho MV de. Ser diabético na família e na sociedade: a avaliação do adolescente em Itajubá, Minas Gerais, Brasil. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 16º de fevereiro de 2013 [citado 15º de novembro de 2024];8(26):51-7. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/643

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit