Metodologias ativas: um relato de experiência de estudantes de graduação em medicina da Universidade Vila Velha na disciplina de Interação Comunitária

Marcello Dala Bernardina Dalla, Gabriel Alfena Gamaro de Moura, Mariana Scandian Bergamaschi

Resumo


Este artigo relata a experiência de aplicação de metodologias ativas na disciplina “Programa de Interação Serviço Ensino e Comunidade” (PISEC) do curso de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV). Utilizou-se a metodologia da problematização, que consiste em cinco passos: observação da realidade; definição de pontos-chave; teorização; hipótese de solução e aplicação à realidade. A problematização oportuniza a reflexão mediada pelo professor sobre atividades de interação, sendo um elemento chave para a satisfação pessoal dos alunos e para a melhoria do processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Integração Comunitária; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas

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DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc10(34)647

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