Habilidades de comunicação clínica dos preceptores de medicina de família e comunidade em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2673

Palavras-chave:

Educação Médica, Relações Médico-Paciente, Atenção Primária à Saúde, Comunicação em Saúde, Feedback Formativo.

Resumo

Objetivo: Este estudo investigou a autoavaliação dos preceptores (versão resumida do Guia Observacional Calgary-Cambridge) sobre quanto aplicam e ensinam HCC, bem como sobre oportunidades de ensino e qualidade do feedback. Métodos: Realizou-se um estudo transversal com 44 preceptores ativos do internato e da residência de medicina de família e comunidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Resultados: Os preceptores se autoavaliaram positivamente em relação à aplicação e ao ensino de HCC, mas as oportunidades de ensino de HCC são escassas e a qualidade do feedback é mediana. Conclusão: É preciso melhorar a estrutura física e a educação permanente sobre feedback e métodos de ensino, incluindo videogravação de consulta, para ampliar as oportunidades de ensino de HCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wagner Omar Cury Silva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Maitê Peres de Carvalho, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Maria Elizabeth Gastal Fassa, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Luiz Augusto Facchini, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Anaclaudia Gastal Fassa, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Referências

(1) Makoul G. Essential elements of communication in medical encounters: the Kalamazoo consensus statement. Acad Med. 2001 Abr;76(4):390-3. DOI: https://doi.org/10.1097/00001888-200104000-00021

(2) Yedidia MJ, Gillespie CC, Kachur E, Schwartz MD, Ockene J, Chepaitis AE, et al. Effect of communications training on medical student performance. JAMA. 2003 Set;290(9):1157-65. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.290.9.1157 DOI: https://doi.org/10.1001/jama.290.9.1157

(3) Laidlaw TS, MacLeod H, Kaufman DM, Langille DB, Sargeant J. Implementing a communication skills programme in medical school: needs, assessment and programme change. Med Educ. 2002 Fev;36(2):115-24. DOI: https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.2002.01069.x DOI: https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.2002.01069.x

(4) Moore P, Gómez G, Kurtz S, Vargas A. La comunicación médico-paciente: ¿Cuáles son las habilidades efectivas?. Rev Méd Chile. 2010 Ago;138(8):1047-54. DOI: https://doi.org/10.4067/S0034-98872010000800016 DOI: https://doi.org/10.4067/S0034-98872010000800016

(5) Kurtz S, Draper J, Silverman J. Teaching and learning communication skills in medicine. 2ª ed. Oxford: Radcliffe Publishing; 2005.

(6) Maguire P, Pitceathly C. Key communication skills and how to acquire them. BMJ. 2002 Set;325(7366):697-700. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.325.7366.697 DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.325.7366.697

(7) Silverman J, Kurtz S, Draper J. The Calgary-Cambridge approach to communication skills teaching: agenda-led, outcome-based analysis of the consultation. Educ Gen Pract. 1996;7:288-99.

(8) Simmenroth-Nayda A, Heinemann S, Nolte C, Fischer T, Himmel W. Psychometric properties of the Calgary Cambridge guides to assess communication skills of undergraduate medical students. Int J Med Educ [Internet]. 2014 Dez; [citado 2020 Jun 17]; 5:212-8. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4277482/ DOI: https://doi.org/10.5116/ijme.5454.c665 DOI: https://doi.org/10.5116/ijme.5454.c665

(9) Moral RR, Martínez FC, Leonardo CG, Monge D, Cañas F, Castaño P. Enseñar y aprender habilidades de comunicación clínica en la Facultad de Medicina. La experiencia de la Francisco de Vitoria (Madrid). Educ Méd [Internet]. 2017 Out/Dez; [citado 2020 Jun 18]; 18(4):289-97. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S1575181317300736?token=ACBDCA1036550BE8A8EBDA04FD41425FD8FFC3C99E98559C061A5D3397033EF9A4B4C68ADA698B3C613D78E7624C8D92 DOI: https://doi.org/1016/j.edumed.2017.03.026

(10) Ochoa PDB. Evaluación de las habilidades comunicacionales de los internos rotativos de la carrera de medicina mediante la aplicación de la Guía Calgary Cambridge: Cuenca 2018 [dissertação] [Internet]. Cuenca: Universidade de Cuenca - Faculdade Ciências Médicas; 2019. Disponível em: http://dspace.ucuenca.edu.ec/handle/123456789/32570

(11) Carrió FB. Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Porto Alegre: Artmed; 2012.

(12) Simmenroth-Nayda A, Weib C, Fisher T, Himmel W. Do communication training programs improve students’ communication skills? – a follow-up study. BMC Res Notes. 2012 Set;5(1):486. DOI: https://doi.org/10.1186/1756-0500-5-486 DOI: https://doi.org/10.1186/1756-0500-5-486

(13) Veldhuijzen W, Ram PB, Van Der Weijden T, Wassink MR, Van Der Veuten C. Much variety and little evidence: a description of guidelines for doctor-patient communication. Med Educ. 2007 Jan;41(2):138-45. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2006.02667.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2006.02667.x

(14) Kenny DA, Veldjuijzen W, Van Der Weijden T, Leblanc A, Lockyer J, Légaré F, et al. Interpersonal perception in the context of doctor-patient relationships: a dyadic analysis of doctor-patient communication. Soc Sci Med. 2010 Mar;70(5):763-8. DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2009.10.065 DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2009.10.065

(15) Roberts MJ, Campbell JL, Richards SH, Wright C. Self-other agreement in multisource feedback: the influence of doctor and rater group characteristics. J Contin Educ Health Prof. 2013;33(1):14-23. DOI: https://doi.org/10.1002/chp.21162 DOI: https://doi.org/10.1002/chp.21162

(16) Burt J, Abel G, Elliott MN, Elmore N, Newbould J, Davey A, et al. The evaluation of physicians’ communication skills from multiple perspectives. Ann Fam Med. 2018 Jul;16(4):330-7. DOI: https://doi.org/10.1370/afm.2241 DOI: https://doi.org/10.1370/afm.2241

(17) Wright K, Bylund C, Ware J, Parker P, Query JL, Baile W. Medical student attitudes towards communication skills training and knowledge of appropriate provider-patient communication: a comparison of first-year and fourth-year medical students. Med Educ. 2006;11(1):4594. DOI: https://doi.org/10.3402/meo.v11i.4594 DOI: https://doi.org/10.3402/meo.v11i.4594

(18) Cowan D, Danoff D, Davis A, Degner L, Jerry M, Kurtz S, et al. Consensus statement from the Workshop on the Teaching and Assessment of Communication Skills in Canadian Medical Schools. Can Med Assoc J [Internet]. 1992 Out; [citado 2020 Jun 20]; 147(8):1149-52. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1336480/pdf/cmaj00261-0055.pdf

(19) Degner LF, Jerry LM, Till JE. Communication in cancer: report on the Terry Fox Workshop. Can Med Assoc J [Internet]. 1991 Jun; [citado 2020 Jun 20]; 144(11):1417-8. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1335673/pdf/cmaj00240-0051.pdf

(20) Uhm S, Lee GH, Jin JK, Bak YI, Jeoung YO, Kim CW. Impact of tailored feedback in assessment of communication skills for medical students. Med Educ [Internet]. 2015 Jul; [citado 2020 Jul 04]; 20(1):28453. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4495621/pdf/MEO-20-28453.pdf DOI: https://doi.org/10.3402/meo.v20.28453 DOI: https://doi.org/10.3402/meo.v20.28453

(21) Liberali R, Novack D, Duke P, Grosseman S. Communication skills teaching in Brazilian medical schools: what lessons can be learned?. Patient Educ Couns. 2018 Ago;101(8):1496-9. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pec.2017.12.021 DOI: https://doi.org/10.1016/j.pec.2017.12.021

(22) Turini B, Martins Neto D, Tavares MS, Nunes SOV, Silva VLM, Thomson Z. Comunicação no ensino médico: estruturação, experiência e desafios em novos currículos médicos. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2008 Jun; [citado ANO Mês dia]; 32(2):264-70. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n2/a15v32n2.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000200015 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000200015

(23) Ribeiro LG. Os preceptores da residência médica em medicina de família e comunidade do estado de São Paulo: quem são? Onde estão? O que fazem? [dissertação] [Internet]. Botucatu (SP): Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/181625

(24) Kurtz SM, Silverman JD. The Calgary-Cambridge referenced observation guides: an aid to defining the curriculum and organizing the teaching in communication training programmes. Med Educ. 1996;30(2):83-9. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1996.tb00724.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1996.tb00724.x

(25) Taylor S, Bobba S, Roome S, Ahmadzai M, Tran D, Vickers D, et al. Simulated patient and role play methodologies for communication skills training in an undergraduate medical program: Randomized, crossover trial. Educ Health [Internet]. 2018 Ago; [citado 2020 Jul 04]; 31(1):10-6. Disponível em: http://www.educationforhealth.net/article.asp?issn=1357-6283;year=2018;volume=31;issue=1;spage=10;epage=16;aulast=Taylor DOI: https://doi.org/10.4103/1357-6283.239040 DOI: https://doi.org/10.4103/1357-6283.239040

(26) Silverman J, Kurtz S, Draper J. Skills for communicating with patients. 3a ed. Boca Raton: CRC Press; 2013.

(27) Starfield B, Wray C, Hess K, Gross R, Birk PS, D’Lugoff BC. The influence of patient-practitioner agreement on outcome of care. Am J Public Health [Internet]. 1981 Fev; [citado 2020 Jul 04]; 71(2):127-31. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1619620/pdf/amjph00662-0017.pdf DOI: https://doi.org/10.2105/ajph.71.2.127 DOI: https://doi.org/10.2105/AJPH.71.2.127

(28) Campos CFC, Rios IC. Qual guia de comunicação na consulta médica é o mais adequado para o ensino de habilidades comunicacionais na atenção primária à saúde brasileira?. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2018 Set; [citado 2020 Jul 04]; 42(3):108-18. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n3/1981-5271-rbem-42-3-0108.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2rb20170138 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2rb20170138

(29) Shumway JM, Harden RM. AMEE guide Nº 25: the assessment of learning outcomes for the competent and reflective physician. Med Teach. 2003;25(6):569-84. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159032000151907 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159032000151907

(30) Kogan JR, Holmboe ES, Hauer KE. Tools for direct observation and assessment of clinical skills of medical trainees. JAMA. 2009 Set;302(12):1316-26. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2009.1365 DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2009.1365

(31) Borges MC, Miranda CH, Santana RC, Bollela VR. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2014 Nov; [citado 2020 Jul 04]; 47(3):324-31. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86685/89706 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p324-331

(32) Zeferino AMB, Domingues RCL, Amaral E. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2007 Ago; [citado 2020 Jul 09]; 31(2):176-9. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v31n2/08.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000200009 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000200009

(33) Veloski J, Boex JR, Grasberger MJ, Evans A, Wolfson DB. Systematic review of the literature on assessment, feedback and physicians’ clinical performance: BEME guide Nº 7. Med Teach. 2006;28(2):117-28. DOI: https://doi.org/10.1080/01421590600622665 DOI: https://doi.org/10.1080/01421590600622665

(34) Ramos AP, Bortagarai FM. A comunicação não-verbal na área da saúde. Rev CEFAC [Internet]. 2011 Fev; [citado 2020 Jul 09]; 14(1):164-70. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rcefac/v14n1/186_10.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000067 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000067

(35) Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Currículo baseado em competências para medicina de família e comunidade [Internet]. Rio de Janeiro (RJ): SBMFC; 2014. Disponível em: http://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/Curriculo%20Baseado%20em%20Competencias(1).pdf

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

1.
Silva WOC, Carvalho MP de, Fassa MEG, Facchini LA, Fassa AG. Habilidades de comunicação clínica dos preceptores de medicina de família e comunidade em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 22º de dezembro de 2020 [citado 16º de abril de 2024];15(42):2673. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2673

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit