Revisão de prontuário como estratégia de ensino-aprendizagem da medicina centrada na pessoa em um ambulatório universitário no município do Rio de Janeiro

Autores

  • Ana Cláudia Santos Chazan Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ
  • Lia Márcia Cruz da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ
  • Cesar Augusto Orazem Favoreto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc9(30)700

Palavras-chave:

Registros Médicos, Atenção Primária à Saúde, Assistência Centrada no Paciente, Educação Médica

Resumo

O objetivo do presente estudo é relatar a experiência do uso de um roteiro elaborado para orientar a revisão de prontuários em um ambulatório de um hospital universitário no município do Rio de Janeiro. O roteiro constava de questões fechadas e abertas abordando os seguintes itens: identificação do paciente, motivo e data da primeira consulta, informações subjetivas, informações objetivas, avaliação das necessidades de saúde do paciente, do plano terapêutico, dos registros, da longitudinalidade do cuidado e conclusões (resumo diagnóstico e terapêutico, proposições para a melhoria dos cuidados e necessidades de aprendizagem). Um prontuário foi escolhido aleatoriamente, copiado e distribuído a seis preceptores voluntários, juntamente com o roteiro. Percebeu-se que, na análise do prontuário, informações importantes de identificação dos usuários e da anamnese estavam ausentes ou desatualizadas. Observou-se concordância em 60% das respostas às perguntas fechadas. A heterogeneidade foi maior para perguntas abertas referentes à compreensão sobre risco, proteção, vulnerabilidade e necessidades não percebidas pelo usuário. Todos os preceptores consideraram o prontuário incompleto e observaram que os registros, centrados na doença, não eram assinados pelo preceptor. Além disso, foram identificados, como necessidades de aprendizagem, o conhecimento biomédico atualizado sobre as doenças de base do paciente e as habilidades sobre abordagem centrada na pessoa. A revisão do prontuário orientada pelo roteiro permitiu aos preceptores perceberem a necessidade de lerem os registros feitos pelos internos nos prontuários após a discussão dos casos, apontou temas para a educação permanente e os levou a refletir sobre o seu papel na formação profissional dos internos do curso de medicina. 

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Santos Chazan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ

Profa. Assistente do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária/ Faculdade de Ciências Médicas

Lia Márcia Cruz da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ

Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciencias da Saúde - NUTES/UFRJ
Técnica em Assuntos Educacionais - HESFA/UFRJ

Cesar Augusto Orazem Favoreto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ

Prof. Adjunto do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária (DMIF) da FCM/UERJ

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Publicado

2013-11-02

Como Citar

1.
Chazan ACS, Silveira LMC da, Favoreto CAO. Revisão de prontuário como estratégia de ensino-aprendizagem da medicina centrada na pessoa em um ambulatório universitário no município do Rio de Janeiro. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 2º de novembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];9(30):96-103. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/700

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Plaudit