Residência em medicina de família e comunidade: construindo redes de aprendizagens no SUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc13(40)1629

Palavras-chave:

Medicina de Família e Comunidade, Internato e Residência, Serviços de Integração Docente-Assistencial

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar aspectos organizacionais e pedagógicos de um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Métodos: Realizou-se um estudo descritivo, tipo relato de experiência tendo como foco de análise os aspectos organizacionais e pedagógicos que foram desenvolvidos para fomentar a integração ensino e serviço e a construção de espaços pedagógicos na APS. Resultados: Trata-se de um programa de residência em Medicina de Família e Comunidade instituído numa parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - PB. Observa-se que o fortalecimento da integração ensino-serviço e da construção de um modelo pedagógico que integra ações da residência e da graduação em serviços da atenção primária são norteadores da implantação do programa. Existem dispositivos organizacionais para um processo de cogestão entre a universidade e secretaria municipal trazendo inovações estruturais no processo de ensino-aprendizagem. Os residentes assumem a Equipe de Saúde da Família em Unidades Integradas, contando com um preceptor local contratado, além de professores de campo e núcleo da universidade. Como oferta de outros saberes relevantes para a atuação na Atenção Básica, o PRMFC da UFPB tem atualmente investido em ações de educação permanente para qualificar a rede e aumentar a resolutividade da Atenção Primária. Conclusão: Acredita-se que a presença do PRMFC/UFPB vem contribuindo para a qualificação de serviços, ressignificando espaços de ensino aprendizagem através da integração dos módulos horizontais, o internato e a residência.

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Biografia do Autor

Ricardo de Sousa Soares, Professor do Departamento de Promoção da Saúde / Universidade Federal da Paraíba

Medico de Família e Comunidade, Dotuor em Modelos de Decisão em Saúde, Professor do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba

Felipe Proenço de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba

Alexandre José de Melo Neto, Professor da Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Medicina. Residência em Medicina de Família e Comunidade. Mestrando no ProfSaúde pela UFPB. Professor do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba

Danyella da Silva Barreto, Professora da Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Psicologia Social. Professora do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba

André Luís Bonifácio de Carvalho, Professor da Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Saúde Coletiva. Professor do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba

Juliana Sampaio, Professora da Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Saúde Publica. Professora do Departamento de Promoção da Saúde, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba

Alexandre Medeiros de Figueiredo, Professor da Universidade Federal da Paraíba

Médico de Família e Comunidade, Professor do Departamento de Promoção da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

1.
Soares R de S, Oliveira FP de, Melo Neto AJ de, Barreto D da S, Carvalho ALB de, Sampaio J, Figueiredo AM de. Residência em medicina de família e comunidade: construindo redes de aprendizagens no SUS. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 12º de abril de 2018 [citado 28º de março de 2024];13(40):1-8. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1629

Edição

Seção

Especial Residência Médica

Plaudit