Prevenção quaternária e educação médica: Uma revisão integrativa após as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso Medicina de 2014
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc13(40)1694Palavras-chave:
Prevenção Quaternária, Educação Médica, RevisãoResumo
Introdução: De acordo com a Resolução nº 3, de 2014, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Medicina, o(a) graduando(a) em Medicina deve ter formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, dentre estes, a prevenção. A investigação diagnóstica deve ser realizada com base nas melhores evidências científicas e conforme as necessidades da pessoa. Nesse sentido, a prevenção quaternária e seus princípios têm relação com os objetivos da DCN. Objetivos: Realizar a intersecção a partir de periódicos científicos brasileiros entre a prevenção quaternária e o ensino médico após a implantação da DCN de 2014. Métodos: Revisão integrativa dos artigos disponíveis nas plataformas da CAPES, Scielo, PubMed e Google Acadêmico, a partir do ano de 2014 até outubro de 2017, por meio das palavras chave “prevenção quaternária” e “educação”. Critérios de exclusão: artigos patrocinados por indústrias farmacêuticas, indisponíveis na íntegra, sem resumo e estrangeiros. Resultados: Foram encontrados 33 documentos e 9 artigos selecionados para análise, voltados principalmente para a prática da prevenção quaternária. Apenas 3 estudos fazem alusão à educação médica. Conclusão: A prevenção quaternária é um tema de grande relevância na prática médica, entretanto, ainda é deficiente na graduação, baseado nas restritas produções disponíveis. Apesar da nova DCN do curso de medicina, o ensino médico no cenário atual é predominantemente voltado para especialidades, dificultando a atuação integral e centrada na pessoa.
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