Prevenção quaternária e educação médica: Uma revisão integrativa após as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso Medicina de 2014

Autores

  • Carlos Alberto Severo Garcia Jr UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)
  • Amanda Steil UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)
  • Clara Garcia Miranda UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc13(40)1694

Palavras-chave:

Prevenção Quaternária, Educação Médica, Revisão

Resumo

Introdução: De acordo com a Resolução nº 3, de 2014, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Medicina, o(a) graduando(a) em Medicina deve ter formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, dentre estes, a prevenção. A investigação diagnóstica deve ser realizada com base nas melhores evidências científicas e conforme as necessidades da pessoa. Nesse sentido, a prevenção quaternária e seus princípios têm relação com os objetivos da DCN. Objetivos: Realizar a intersecção a partir de periódicos científicos brasileiros entre a prevenção quaternária e o ensino médico após a implantação da DCN de 2014. Métodos: Revisão integrativa dos artigos disponíveis nas plataformas da CAPES, Scielo, PubMed e Google Acadêmico, a partir do ano de 2014 até outubro de 2017, por meio das palavras chave “prevenção quaternária” e “educação”. Critérios de exclusão: artigos patrocinados por indústrias farmacêuticas, indisponíveis na íntegra, sem resumo e estrangeiros. Resultados: Foram encontrados 33 documentos e 9 artigos selecionados para análise, voltados principalmente para a prática da prevenção quaternária. Apenas 3 estudos fazem alusão à educação médica. Conclusão: A prevenção quaternária é um tema de grande relevância na prática médica, entretanto, ainda é deficiente na graduação, baseado nas restritas produções disponíveis. Apesar da nova DCN do curso de medicina, o ensino médico no cenário atual é predominantemente voltado para especialidades, dificultando a atuação integral e centrada na pessoa.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Severo Garcia Jr, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)

DOCENTE CURSO MEDICINA UNIVALI

Amanda Steil, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)

Acadêmico do curso de medicina UNIVALI

Clara Garcia Miranda, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)

Acadêmica do curso de Medicina UNIVALI.

Referências

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

1.
Garcia Jr CAS, Steil A, Miranda CG. Prevenção quaternária e educação médica: Uma revisão integrativa após as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso Medicina de 2014. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 23º de dezembro de 2018 [citado 29º de março de 2024];13(40):1-12. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1694

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO

Plaudit