Atención Primaria a la Salud en la pandemia de COVID-19

un análisis de los planes de respuesta a la crisis sanitaria en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc17(44)3336

Palabras clave:

Pandemias, Infecciones por coronavirus, COVID-19, Atención Primária a la Salud, Modelos de atención a la salud, Políticas públicas de salud.

Resumen

Introducción: La pandemia de COVID-19 ha afectado al mundo de manera desigual. Los países con falta de coordinación nacional y/o que se resistieron a implementar acciones de salud pública no farmacológicas vieron su población impactada por el alto número de casos, muertes por COVID-19, así como por importantes impactos socioeconómicos, como Brasil y Estados Unidos. En el caso brasileño, se debe poner especial atención al rol de la APS, considerando su función de coordinador y ordenante del SUS. Objetivo: Este artículo discute cuáles son las acciones de la APS durante el primer año de la emergencia de salud en Brasil. Métodos: Para eso, consideramos los planes propuestos por varias organizaciones: OMS, Consejo Nacional de Secretarios de Salud y Consejo Nacional de Secretarios Municipales de Salud, Asociación Brasileña de Salud Colectiva y Sociedad Brasileña de Medicina de Familia y Comunidad. Los documentos se contrastaron con el conjunto de documentos publicados por el Ministerio de Salud relacionados con la APS. Se concluye que la estrategia brasileña de lucha contra la pandemia subestimó el papel de la APS. Resultados: A pesar del llamamiento y parámetros establecidos por entidades nacionales e internacionales, la acción fue descoordinada y poco de lo previsto en notas técnicas se implementó. Conclusiones: Entendiendo que la pandemia todavía está en curso en Brasil, es necesario retomar la centralidad de la APS.

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Biografía del autor/a

Michelle Fernandez, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Direito: Especialidade em Estudos da União Europeia - Universidad de A Coruña (2007), Diploma de Estudos Avançados em Ciência Política (equivalente ao Mestrado em Ciência Política) - Universidade de Salamanca (2009) e Doutorado em Processos Políticos Contemporâneos - Universidad de Salamanca (2012). Atuou como assistente de projetos e pesquisadora na Universidade de Salamanca de 2007 a 2012. Fez pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da UFPE entre 2013 e 2016. Foi professora de ciência política na Área de Ciências Sociais da UFCG entre 2016 e 2017. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em instituições políticas e políticas públicas. Atualmente atua como pesquisadora no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve estudos sobre a implementação e avaliação de políticas públicas sociais no Brasil, com foco nas políticas de saúde.

Luisa da Matta Machado Fernandes, Instituto Rene Rachou, Fiocruz Minas – Belo Horizonte (MG), Brazil.

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Nova Iorque (SUNY) em Albany, EUA. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), Especialização em Gestão Publica pela Fundação João Pinheiro (2011) e Mestrado em Saúde Pública com concentração em Saúde e Trabalho da Faculdade de Medicina da UFMG (2012). Foi tutora do projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e professora e orientadora do curso de especialização em saúde da família da UFPEL. Também ministrou aulas de saúde pública, orçamento e financiamento em saúde nas universidades SAGE e SUNY Albany nos EUA. Trabalhou como consultora técnica do Ministério da Saúde na Coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência DAPES/SAS/MS com a implementação da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência e na Coordenação Geral de Ações Estratégicas DEGES/SGTES/MS com educação permanente e integração ensino serviço, coordenando a implementação das Diretrizes dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), e com avaliação das políticas em saúde na Secretaria Estadual de Saúde de Nova Iorque. Atuou como fonoaudióloga na área materno infantil, com grupos de orientação a gestantes e atendimento a crianças e como doula. Presta consultoria ao grupo HSG que apoia as organizações qualificarem com indicadores em saúde a oferta de cuidado e a incorporar determinantes sociais de saúde nos Estados Unidos. Atualmente é desenvolve pesquisas na área de gênero, feminismo, saúde pública, saúde materno-infantil, humanização do parto e nascimento. Integra o grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Proteção Social na FIOCRUZ MINAS - Instituto René Rachou.

Adriano Massuda, Fundação Getulio Vargas – São Paulo (SP), Brazil.

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Paraná (2004). Fez residências em Medicina Preventiva e Social (2006) e Administração em Saúde (2007) na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Tem mestrado (2010) e doutorado (2014) em Saúde Coletiva, área de concentração em política, planejamento e gestão em saúde pelo Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp. Foi pesquisador-visitante no Departamento de Saúde Global e Populações da Harvard T.H. Chan School of Public Health (2016-2020). Atualmente é professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e pesquisador do FGV-Saúde. Trabalhou como clínico em Unidade Básica em Campinas/SP (2007 - 2008) e na assessoria de gestão do Hospital de Clínicas da Unicamp (2007 - 2009). Foi secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde (2011 - 2012), secretário municipal de saúde em Curitiba/PR (2013-2015), secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (2015), e coordenador de ensino e pesquisa da EBSHER/MEC (2016). Internacionalmente, foi consultor da Organização Pan-americana de Saúde (2016-2019), fez parte do ?Advisory Panel on Value Based Healthcare? e do ?The Financing Future Innovation of Medicines? da Economist Intelligence Unit (EIU) e foi membro da Lancet Global Health Commission on Financing Primary Health Care (2020 - 2021). Linhas de pesquisa incluem gestão de sistemas de saúde, análise de políticas de saúde e inovações em sistemas de saúde. Sua produção acadêmica tem aparecido em artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais, como The Lancet, Lancet Global Health, BMJ Global Health, Health Policy and Planning, Revista Pan-americana de Saúde, dentre outros. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2022-11-28

Cómo citar

1.
Fernandez M, Fernandes L da MM, Massuda A. Atención Primaria a la Salud en la pandemia de COVID-19: un análisis de los planes de respuesta a la crisis sanitaria en Brasil. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 28 de noviembre de 2022 [citado 3 de julio de 2024];17(44):3336. Disponible en: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3336

Número

Sección

Artículos de Investigación

Plaudit