Vendo o outro através da tela: cinema, humanização da educação médica e Medicina de Familia e Comunidade

Autores/as

  • Gustavo de Araújo Porto Landsberg

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc4(16)422

Palabras clave:

Medicina de Família e Comunidade, Cinema Como Assunto, Materiais de Ensino, Educação Médica, Humanidades

Resumen

O desenvolvimento tecnológico sem precedentes observado no Ultimo século e inicio deste ampliou os horizontes da ciência médica exponencialmente, tornando o conteúdo a ser contemplado pelas faculdades praticamente inviável. A incorporação desse conhecimento nos curriculae deu-se em detrimento das ciências humanas, outrora abordadas rotineiramente nas faculdades de medicina de todo o mundo. A negligência da humanização da educação médica poderá deixar de dotar aos futuros médicos os recursos afetivos necessários ao estabelecimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Este estudo propõe avaliar o uso do cinema na humanização do olhar dos graduandos, provendo aos mesmos a capacidade de reflexão e empatia para com seus pacientes. Foram eleitos três documentários que se correlacionam indiretamente com temas referentes A Medicina de Família e Comunidade: saúde do trabalhador, mental e comunitária. Após a exibição para pequenos grupos de alunos, houve uma discussão multidisciplinar com abordagem de diversos temas relevantes à prática médica. Finalmente, aplicou-se questionários onde os alunos avaliavam a importância da experiência em sua formação, bem como respondiam questões sobre seu contato com as artes e interesses pessoais. Todos os alunos consideraram o grau de correlação dos filmes escolhidos com a prática médica boa ou ótima. Questionados sobre a relevância dos temas abordados em suas formações, 94,1% deles responderam bom ou ótimo. Um mesmo percentual considerou também boa ou ótima a inclusão curricular da metodologia. Observou-se que os. Alunos avaliados lêem menos que a média nacional, e uma quantidade considerável deles não se interessa ou nunca foi ao teatro, exposição de arte ou espetáculo de dança. O cinema, no entanto; apresentou grande popularidade - confirmando seu potencial como recurso didático humanizador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2009-11-17

Cómo citar

1.
Landsberg G de AP. Vendo o outro através da tela: cinema, humanização da educação médica e Medicina de Familia e Comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17 de noviembre de 2009 [citado 21 de diciembre de 2024];4(16):298-304. Disponible en: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/422

Número

Sección

Mejora en Calidad

Plaudit