Vendo o outro através da tela: cinema, humanização da educação médica e Medicina de Familia e Comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc4(16)422Palabras clave:
Medicina de Família e Comunidade, Cinema Como Assunto, Materiais de Ensino, Educação Médica, HumanidadesResumen
O desenvolvimento tecnológico sem precedentes observado no Ultimo século e inicio deste ampliou os horizontes da ciência médica exponencialmente, tornando o conteúdo a ser contemplado pelas faculdades praticamente inviável. A incorporação desse conhecimento nos curriculae deu-se em detrimento das ciências humanas, outrora abordadas rotineiramente nas faculdades de medicina de todo o mundo. A negligência da humanização da educação médica poderá deixar de dotar aos futuros médicos os recursos afetivos necessários ao estabelecimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Este estudo propõe avaliar o uso do cinema na humanização do olhar dos graduandos, provendo aos mesmos a capacidade de reflexão e empatia para com seus pacientes. Foram eleitos três documentários que se correlacionam indiretamente com temas referentes A Medicina de Família e Comunidade: saúde do trabalhador, mental e comunitária. Após a exibição para pequenos grupos de alunos, houve uma discussão multidisciplinar com abordagem de diversos temas relevantes à prática médica. Finalmente, aplicou-se questionários onde os alunos avaliavam a importância da experiência em sua formação, bem como respondiam questões sobre seu contato com as artes e interesses pessoais. Todos os alunos consideraram o grau de correlação dos filmes escolhidos com a prática médica boa ou ótima. Questionados sobre a relevância dos temas abordados em suas formações, 94,1% deles responderam bom ou ótimo. Um mesmo percentual considerou também boa ou ótima a inclusão curricular da metodologia. Observou-se que os. Alunos avaliados lêem menos que a média nacional, e uma quantidade considerável deles não se interessa ou nunca foi ao teatro, exposição de arte ou espetáculo de dança. O cinema, no entanto; apresentou grande popularidade - confirmando seu potencial como recurso didático humanizador.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un manuscrito al RBMFC, los autores conservan la propiedad de los derechos de autor del artículo y autorizan a RBMFC a publicar ese manuscrito bajo la licencia Creative Commons Attribution 4.0 e identificarse como el vehículo de su publicación original.