Vendo o outro através da tela: cinema, humanização da educação médica e Medicina de Familia e Comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc4(16)422Palavras-chave:
Medicina de Família e Comunidade, Cinema Como Assunto, Materiais de Ensino, Educação Médica, HumanidadesResumo
O desenvolvimento tecnológico sem precedentes observado no Ultimo século e inicio deste ampliou os horizontes da ciência médica exponencialmente, tornando o conteúdo a ser contemplado pelas faculdades praticamente inviável. A incorporação desse conhecimento nos curriculae deu-se em detrimento das ciências humanas, outrora abordadas rotineiramente nas faculdades de medicina de todo o mundo. A negligência da humanização da educação médica poderá deixar de dotar aos futuros médicos os recursos afetivos necessários ao estabelecimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Este estudo propõe avaliar o uso do cinema na humanização do olhar dos graduandos, provendo aos mesmos a capacidade de reflexão e empatia para com seus pacientes. Foram eleitos três documentários que se correlacionam indiretamente com temas referentes A Medicina de Família e Comunidade: saúde do trabalhador, mental e comunitária. Após a exibição para pequenos grupos de alunos, houve uma discussão multidisciplinar com abordagem de diversos temas relevantes à prática médica. Finalmente, aplicou-se questionários onde os alunos avaliavam a importância da experiência em sua formação, bem como respondiam questões sobre seu contato com as artes e interesses pessoais. Todos os alunos consideraram o grau de correlação dos filmes escolhidos com a prática médica boa ou ótima. Questionados sobre a relevância dos temas abordados em suas formações, 94,1% deles responderam bom ou ótimo. Um mesmo percentual considerou também boa ou ótima a inclusão curricular da metodologia. Observou-se que os. Alunos avaliados lêem menos que a média nacional, e uma quantidade considerável deles não se interessa ou nunca foi ao teatro, exposição de arte ou espetáculo de dança. O cinema, no entanto; apresentou grande popularidade - confirmando seu potencial como recurso didático humanizador.
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