Associação entre a abordagem médica centrada na pessoa e a satisfação com a consulta em atenção primária à saúde

Autores

  • Rodrigo Caprio Leite de Castro Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-6006-6787
  • Daniela Riva Knauth Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-8641-0240

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2702

Palavras-chave:

Assistência Centrada no Paciente, Satisfação do Paciente, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Introdução: A aplicação do método clínico centrado na pessoa (MCCP) busca alcançar a compreensão da pessoa e da sua doença por meio da abordagem de  duas perspectivas: a do médico e a da pessoa. A satisfação dos usuários é considerada um importante indicador de avaliação dos serviços. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo investigar se há associação entre o grau de orientação ao MCCP, segundo a percepção da pessoa, e a satisfação com a última consulta médica em um serviço de atenção primária à saúde (APS). Metodologia: Trata-se de  estudo transversal, realizado com pessoas com hipertensão e/ou diabetes nas  12 unidades de um serviço de APS, em Porto Alegre, RS (n = 408). O grau de orientação ao MCCP foi medido pelo instrumento “Percepção do Paciente sobre o Centramento da Consulta” (PPCC). Resultados: O baixo escore geral do PPCC (o que corresponde à alta orientação ao MCCP) esteve associado significativamente com a maior satisfação das pessoas com aspectos relacionados ao serviço (forma de agendamento e cordialidade da recepção) e ao atendimento médico (atenção dada às queixas pelo médico, exame físico do médico, explicações sobre problema e explicações sobre prognóstico), com a consulta em geral e com o tratamento da hipertensão arterial sistêmica e/ou do diabetes mellitus na unidade de saúde. Discussão: O médico de APS deve ser mais orientado à pessoa para que possa atingir, portanto, níveis mais altos de satisfação. Nessa perspectiva, a incorporação da satisfação dos usuários na avaliação dos serviços de saúde deve se constituir em indicador de qualidade, sobretudo, da abordagem praticada pelo médico.

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Biografia do Autor

Rodrigo Caprio Leite de Castro, Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico de Família e Comunidade. Mestre e Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DMS/FAMED/UFRGS).

Daniela Riva Knauth, Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), com mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Etnologia e Antropologia Social - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando também como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia. Coordena o GT Gênero e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Antropologia do Corpo e da Saúde e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, saúde reprodutiva, aids, gênero e juventude.

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

1.
Castro RCL de, Knauth DR. Associação entre a abordagem médica centrada na pessoa e a satisfação com a consulta em atenção primária à saúde. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 30º de maio de 2021 [citado 23º de dezembro de 2024];16(43):2702. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2702

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit