Qualidade do serviço e grau de satisfação em pacientes geriátricos atendidos na Solidaridad Salud, Peru

Autores

  • Karen Yoli Santos Ramirez Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima, Peru.

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc20(47)4280

Palavras-chave:

Qualidade de assistência à saúde, Serviços de saúde, Administração em saúde pública, Sistemas de saúde

Resumo

Introdução: A avaliação do grau de satisfação relacionado à qualidade do serviço recebido requer questionários específicos e validados que garantam a disponibilidade do serviço adequado às necessidades dos pacientes geriátricos. Objetivo: Demonstrar a relação entre os fatores grau de satisfação do cliente (paciente) e qualidade do serviço oferecido pela empresa (Solidaridad Salud). Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, transversal e prospectivo, do qual participaram 500 pacientes, com idade igual ou superior a 65 anos. Utilizou-se como instrumento a pesquisa, dividida em duas seções. A primeira teve 22 itens, e suas respostas estavam em conformidade com a escala Likert, com nível de confiabilidade do alfa de Cronbach igual a 0,954. O segundo inquérito foi dividido em três partes e composto de 16 questões ajustadas à escala Likert, com alfa de Cronbach igual a 0,922. Resultados: Dos pacientes geriátricos, 77,8% ficaram satisfeitos com a qualidade do serviço oferecido no SISOL, e as dimensões empatia, eficácia e segurança obtiveram os maiores resultados, com 78,9, 75,2 e 73,2 %, respectivamente. Conclusões: Foi possível demonstrar que a qualidade dos serviços de saúde influencia significativamente o grau de satisfação dos utilizadores com um coeficiente de correlação de Pearson de 0,906, o que demonstra que existe correlação positiva moderadamente elevada, de 90,6%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Pérez V, Maciá M, González V. Satisfacción de los usuarios en 2 hospitales con diferente modelo de gestión. J Healthc Qual Res. 2018;33(6):334-42. https://doi.org/10.1016/j.jhqr.2018.07.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhqr.2018.07.005

Centro de Atención Médica SISOL SALUD [Internet]. Lima: Centro de Atención Médica SISOL SALUD; 2004 [citado em 2 ago. 2022]. Disponible en: https://www.sisol.gob.pe/quienes-somos/

Arosemena A, Marín E, Otiniano J. Satisfacción de los usuarios de la consulta externa del Servicio de Medicina Interna en el Hospital Cayetano Heredia en el año 2018 [tesis de bachiller online]. Lima: Universidad Peruana Cayetano Heredia; 2018 [citado em 2 nov. 2023]. Disponible en: https://hdl.handle.net/20.500.12866/1456

Kippenbrock T, Emory J, Lee P, Odell E, Buron B, Morrison B. A national survey of nurse practitioners’ patient satisfaction outcomes. Nurs Outlook. 2019;67(6):707-12. https://doi.org/10.1016/j.outlook.2019.04.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.outlook.2019.04.010

Carrillo Perea P, Dediego Vargas D. Factores que inciden en el nivel de satisfacción de pacientes atendidos en consulta externa en Colombia año 2020 [tesis de doctorado online]. Colombia: Universidad Santiago de Cali; 2020 [citado em 2 nov. 2023]. Disponible en: http://5.161.118.10:8080/handle/20.500.12421/5114

Pérez Sihuín R. Nivel de satisfacción de los usuarios que acuden a consulta externa en el Centro de Salud Independencia, Cusco-2018 [tesis de bachiller online]. Cusco: Universidad Andina del Cusco; 2018 [citado em 10 out. 2022]. Disponible en: https://hdl.handle.net/20.500.12557/3800

Acuña P, Adrianzén S, Almeyda K, Carhuancho J. Evaluación del nivel de satisfacción del adulto mayor entre 60 a 90 años en la consulta ambulatoria del Hospital Edgardo Rebagliati Martins. Horiz Med [Internet]. 2012 [citado em 2 ago. 2022];12(3):22-6. Disponible en: https://bit.ly/3zWNtFK DOI: https://doi.org/10.24265/horizmed.2012.v12n3.03

Klinger Marquinez S, Ibarra Imbachi A. Nivel de satisfacción de los adultos mayores que asisten al servicio de consulta externa en una IPS de baja complejidad de la ciudad de Cali-valle en el primer semestre de 2020 [tesis de doctorado online]. Colombia: Universidad Santiago de Cali; 2020 [citado em 10 out. 2022]. Disponible en: https://repository.usc.edu.co/

Cabello E, Chirinos L. Validación y aplicabilidad de encuestas SERVQUAL modificadas para medir la satisfacción de usuarios externos en servicios de salud. Rev Medica Hered [Internet]. 2012 [citado em 2 ago. 2022];23(2):88-95. Disponible en: http:// www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1018-130X2012000200003 DOI: https://doi.org/10.20453/rmh.v23i2.1037

Espinoza SC, Novoa-Muñoz F. Ventajas del alfa ordinal respecto al alfa de Cronbach ilustradas con la encuesta AUDIT- OMS. Rev Panam Salud Publica. 2018;42:e65. https://doi.org/10.26633/RPSP.2018.65 DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2018.65

Loor E. Diagnóstico del servicio de salud para adultos mayores del barrio Las Vegas, en el subcentro médico del sector Velasco Ibarra del cantón La Libertad, 2021. La Libertad: Universidad Estatal Península de Santa Elena (Ecuador); 2022 [citado em 11 jan. 2023]. Disponible en: https://repositorio.upse.edu.ec/handle/46000/7043

Aranzazu G, Rodríguez M. Validez y confiabilidad de un cuestionario sobre satisfacción en usuarios de prótesis dentales

totales. Rev Cienc Salud. 2022;20(2):1-15. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/revsalud/a.10795 DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/revsalud/a.10795

Infantes Gomez FM. Calidad de atención y grado de satisfacción de los usuarios de consulta externa del Centro de Atención de Medicina Complementaria del Hospital III Iquitos-2016. Rev Per Med Integr. 2017;2(2):133-9. https://doi.org/10.26722/ rpmi.2017.22.55 DOI: https://doi.org/10.26722/rpmi.2017.22.55

Avila Vásquez N, Bazán Angulo O. Nivel de satisfacción de los pacientes de la clínica SANNA-Sánchez Ferrer sobre el cuidado de enfermería en tiempos de Covid-19, 2021 [tesis de bachiller online]. Trujillo: Universidad Privada Antenor Orrego; 2022 [citado em 10 out. 2022]. Disponible en: https://hdl.handle.net/20.500.12759/8498

Gerónimo-Carrillo R, Guzmán-Cejas L, Magaña-Olán L, et al. Calidad de servicio en la consulta externa de un centro de salud urbano de Tabasco. Salud Quintana Roo [Internet]. 2016 [citado em 10 out. 2022];9(35):11-5. Disponible en: https:// www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=103150

Publicado

2025-04-16

Como Citar

1.
Ramirez KYS. Qualidade do serviço e grau de satisfação em pacientes geriátricos atendidos na Solidaridad Salud, Peru. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 16º de abril de 2025 [citado 23º de abril de 2025];20(47):4280 . Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/4280

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit