Qualidade do serviço e grau de satisfação em pacientes geriátricos atendidos na Solidaridad Salud, Peru
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc20(47)4280Palavras-chave:
Qualidade de assistência à saúde, Serviços de saúde, Administração em saúde pública, Sistemas de saúdeResumo
Introdução: A avaliação do grau de satisfação relacionado à qualidade do serviço recebido requer questionários específicos e validados que garantam a disponibilidade do serviço adequado às necessidades dos pacientes geriátricos. Objetivo: Demonstrar a relação entre os fatores grau de satisfação do cliente (paciente) e qualidade do serviço oferecido pela empresa (Solidaridad Salud). Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, transversal e prospectivo, do qual participaram 500 pacientes, com idade igual ou superior a 65 anos. Utilizou-se como instrumento a pesquisa, dividida em duas seções. A primeira teve 22 itens, e suas respostas estavam em conformidade com a escala Likert, com nível de confiabilidade do alfa de Cronbach igual a 0,954. O segundo inquérito foi dividido em três partes e composto de 16 questões ajustadas à escala Likert, com alfa de Cronbach igual a 0,922. Resultados: Dos pacientes geriátricos, 77,8% ficaram satisfeitos com a qualidade do serviço oferecido no SISOL, e as dimensões empatia, eficácia e segurança obtiveram os maiores resultados, com 78,9, 75,2 e 73,2 %, respectivamente. Conclusões: Foi possível demonstrar que a qualidade dos serviços de saúde influencia significativamente o grau de satisfação dos utilizadores com um coeficiente de correlação de Pearson de 0,906, o que demonstra que existe correlação positiva moderadamente elevada, de 90,6%.
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