Avaliação da acuidade visual em escolares no município de Herval d’Oeste, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Rafaela Santini de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.
  • Alisson Vinicius Parizotto Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.
  • Mariane Fahrerr Caleffi Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.
  • Caroline Beal Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.
  • William Shi Seng Yeh Secretaria Municipal de Saúde de Herval d´Oeste. Herval d´Oeste, SC.
  • Maria do Carmo Vicensi Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc8(28)544

Palavras-chave:

Acuidade Visual, Saúde Escolar, Oftalmologia

Resumo

Objetivos: Avaliar a acuidade visual por meio da aplicação de um teste de triagem, identificar a prevalência de baixa visão e providenciar o seu manejo adequado. Métodos: Estudo quantitativo e transversal, no qual foram avaliados escolares de 1ª a 5ª série do ensino fundamental de duas escolas municipais de Herval d’Oeste-SC, no segundo semestre de 2011, por meio da aplicação de um questionário com as variáveis: sexo, idade, uso prévio de óculos, percepção da própria visão e pela aplicação do Teste de Snellen para levantar medidas de acuidade visual (AV). Os alunos que apresentaram AV <0,7 e sinais e sintomas de alteração ocular foram encaminhados para exame oftalmológico. Resultados: A amostragem foi de 318 alunos: 158 (49,6%) do sexo masculino e 160 (50,3%) do sexo feminino, com idade entre 5 e 15 anos. Desses, 30 alunos apresentaram baixa acuidade visual e foram encaminhados ao atendimento oftalmológico, sendo que 24 crianças compareceram às consultas oftalmológicas e, destas, 19 (79,16%) necessitaram de correção óptica. Os diagnósticos mais prevalentes foram: astigmatismo, hipermetropia e miopia. Conclusão: A detecção da baixa visão na população escolar por meio de testes de triagem é importante tarefa de promoção da saúde e estratégia eficaz à prevenção de distúrbios visuais, os quais podem interferir no desenvolvimento intelectual, psicológico e social. Deve-se considerar a efetiva implantação dos programas e ações de promoção da saúde por meio da integração entre saúde, educação e comunidade.

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Biografia do Autor

Rafaela Santini de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.

Acadêmica do 10 período do curso de Medicina da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

 

Aluna do PET - Saúde

Alisson Vinicius Parizotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.

Acadêmico do 10 período do curso de Medicina da Universidade do Oeste de Santa Catarina

 

Aluno do PET - Saúde

Mariane Fahrerr Caleffi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.

Acadêmica do 10 período do curso de Medicina da Universidade do Oeste de Santa Catarina

 

Aluna do PET - Saúde

Caroline Beal, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.

Acadêmica do 7o período do curso de Medicina da Universidade do Oeste de Santa Catarina

 

Aluna do PET- Saúde

William Shi Seng Yeh, Secretaria Municipal de Saúde de Herval d´Oeste. Herval d´Oeste, SC.

Odontólogo na Estratégia Saúde da Família Nossa Senhora Aparecida/ Herval d`Oeste.

Preceptor do PET - Saúde

Maria do Carmo Vicensi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Joaçaba, SC.

Professora do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina

 

Tutora do PET - Saúde

Referências

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Publicado

2013-07-08

Como Citar

1.
Oliveira RS de, Parizotto AV, Caleffi MF, Beal C, Yeh WSS, Vicensi M do C. Avaliação da acuidade visual em escolares no município de Herval d’Oeste, Santa Catarina, Brasil. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 8º de julho de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];8(28):180-6. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/rbmfc8%2828%29544

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit