Acesso ampliado ao dispositivo intrauterino
impacto de um processo de trabalho promotor da autonomia na anticoncepção
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)3975Palavras-chave:
Anticoncepção, Planejamento Familiar, Dispositivos Intrauterinos, Empoderamento para a saúde, Saúde da mulher.Resumo
Introdução: O dispositivo intrauterino (DIU) é uma das estratégias contraceptivas mais eficazes. Porém, apesar de ser amplamente distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há baixa adesão ao método. São constatadas diversas barreiras para esse quadro, tais como desconhecimento acerca do dispositivo, além da reduzida oferta para inserção do contraceptivo por parte das Equipes de Saúde da Família (eSF). Tendo em vista que a ampliação do acesso ao DIU pode contribuir para a diminuição das gravidezes não planejadas, bem como para a autonomia e para o empoderamento das mulheres, algumas estratégias foram desenvolvidas por uma eSF para facilitar o acesso ao DIU. Objetivo: Refletir a respeito do impacto da incorporação de estratégias de educação em saúde para divulgar o método dentro da própria equipe, de sua área de cobertura e da diminuição de barreiras para a inserção, na ampliação do acesso ao DIU, no quantitativo de dispositivos inseridos, no número de gestações não planejadas e na possibilidade de aumento do empoderamento feminino. Métodos: Os dados coletados foram extraídos das informações presentes em planilhas e relatórios produzidos pela própria eSF. Utilizou-se da estatística descritiva para apresentar e analisar os dados obtidos, a partir de ferramentas de formulação de gráficos e tabelas. Resultados: Após mudança no processo de trabalho, visando ao acesso ampliado à inserção do DIU, observou-se um aumento no quantitativo do procedimento assim como na percentagem de gravidezes desejadas. Conclusões: O DIU surge como um instrumento para possibilitar o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos e para alavancar atitudes emancipatórias das mulheres. Quanto menos barreiras as mulheres encontram para a inserção do DIU, maior é a escolha por este método, sendo a inserção por demanda espontânea, ou seja, no momento em que a mulher procura a eSF para fazê-la. Nesse sentido, as atividades de educação continuada tornam-se potentes ferramentas para possibilitar maior acesso ao método. Fazem-se necessários estudos de longa duração para que essas hipóteses sejam avaliadas, todavia, parece haver uma ligação positiva entre essas duas variáveis.
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