Educação em saúde e primeiros socorros
desafios e experiências em comunidade indígena
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc20(47)4617Palavras-chave:
Saúde de populações indígenas, Primeiros socorros, Educação em saúde, Populações vulneráveis, Vulnerabilidade socialResumo
Introdução: A educação em saúde é crucial na promoção da autonomia e superação das barreiras de acesso aos serviços de saúde, especialmente em regiões isoladas e carentes de infraestrutura. Dessa forma, a capacitação em técnicas de primeiros socorros é essencial para melhorar a resposta a emergências e a preservação de vidas, dado o contexto de vulnerabilidade dessas populações. Objetivo: Relatar as experiências e os desafios de uma ação de educação em saúde realizada em uma comunidade indígena, com ênfase no ensino de primeiros socorros e no manejo de emergências. Métodos: Ação composta de uma abordagem prática e interativa, com estações de aprendizagem para manobras de primeiros socorros. Foram utilizados bonecos para demonstrações práticas e intérpretes para superar barreiras linguísticas. A avaliação incluiu observação direta, escuta ativa e coleta de relatos qualitativos de moradores e estudantes de medicina participantes. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Resultados: Boa adesão da comunidade, com maior facilidade de aprendizado entre os moradores mais jovens. A presença da enfermeira local como liderança comunitária facilitou o engajamento. Dificuldades na execução correta das manobras por alguns adultos e barreiras linguísticas foram observadas, mas mitigadas com o uso de intérpretes e adaptações pedagógicas. Os estudantes de medicina relataram ganhos significativos em termos de sensibilidade cultural e habilidades práticas. Conclusões: A experiência reforça a importância de intervenções educativas contínuas e culturalmente adaptadas, com foco na capacitação de líderes locais e no fortalecimento da autonomia comunitária. A integração de saberes tradicionais e técnicos é essencial para garantir a sustentabilidade e eficácia das ações, além de contribuir para a formação de profissionais de saúde mais preparados para atuar em contextos interculturais.
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