Concepções sobre clínica na formação médica

análise de um curso derivado do programa Mais Médicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc18(45)3073

Palavras-chave:

Educação Médica, Medicina Clínica

Resumo

Introdução: Principalmente após a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina, espera-se que seja predominante na formação médica a clínica ampliada, ou seja, aquela que tem como foco central o sujeito e suas particularidades. Objetivo: Buscou-se compreender as concepções sobre clínica presentes no imaginário de estudantes e professores de um curso de graduação em Medicina de uma universidade federal localizada no Sul do país. Métodos: Trata-se de estudo de caráter exploratório e qualitativo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de uma universidade federal, sob o Parecer nº 2.950.932, de 9 de outubro de 2018. A coleta de dados deu-se com base em entrevistas com docentes médicos (n=21) e grupos focais com acadêmicos (n=43) que, posteriormente, foram tratados pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Aspectos inerentes à clínica ampliada foram levantados, sobretudo no que diz respeito ao estabelecimento de uma boa relação médico-paciente, à necessidade de desenvolver habilidades comunicativas e de haver um equilíbrio entre os componentes técnico, ético e humanístico. Contudo, alguns discursos característicos da clínica tradicional foram notados, principalmente relacionados à clínica focada no diagnóstico e tratamento de doenças. Conclusões: Com esses resultados é possível concluir que, apesar de a clínica ampliada estar presente no curso em questão, isso ainda não se efetivou completamente.

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Biografia do Autor

Tammy Stephanie Massolin Albrecht Costa, Prefeitura Municipal de Piraquara – Piraquara (PR), Brasil.

Estudante de graduação em medicina.

Bolsista de IC pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. 

Carlos Botazzo, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professor Sênior do departamento de saúde púbica. 

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

1.
Costa TSMA, Botazzo C, Fonsêca GS. Concepções sobre clínica na formação médica: análise de um curso derivado do programa Mais Médicos. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 28º de fevereiro de 2023 [citado 12º de dezembro de 2024];18(45):3073. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3073

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit

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