Continuing health education in the Family Health Program in Montes Claros: intentions, realities and possibilities

Authors

  • Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira State University of Montes Claros Social Development - Applied Social Sciences. Brazil

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc3(12)373

Keywords:

Continuing Education in Health, Education Process, Process

Abstract

O estudo versa sobre Educação Permanente em Saúde e consistiu em analisar a experiência de formação no trabalho de duas equipes do Programa Saúde da Família no município de Montes Claros, tendo como referência as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram os trabalhadores de saúde. O eixo norteador foram os processos de educação e de trabalho e nesses os processos participativos, os saberes e experiências relativas às práticas de saúde no cotidiano das unidades. O estudo apontou a existência da formação em serviço, integrando o processo educativo às práticas de saúde, mas sendo desenvolvida de forma incipiente e não sistematizada. Constatou, ainda, o desenvolvimento de treinamentos e capacitações para atualização dos trabalhadores, que se caracterizavam por utilizar metodologias tradicionais e concentrar-se, em termos do planejamento, formulação dos temas e conteúdos, no nível central da Secretaria Municipal de Saúde, desvinculados das práticas concretas das Unidades de Saúde.Oprocesso educativo direcionado à população caracterizava –se pela prescrição de comportamentos, considerados tecnicamente mais corretos. Os resultados obtidos mostraram que a proposta de Educação Permanente não estava implantada em sua plenitude nas equipes em tela, embora estivessem presentes ações educativas que refletem suas diretrizes. Um dos desafios apontados foi a ampliação da participação de sujeitos sociais na viabilização e construção destas unidades como espaço de relações de trabalho e de formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira, State University of Montes Claros Social Development - Applied Social Sciences. Brazil

Dissertation 2006 State University of Montes Claros Social Development - Applied Social Sciences.

Published

2008-11-17

How to Cite

1.
Vieira AGR. Continuing health education in the Family Health Program in Montes Claros: intentions, realities and possibilities. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 2008 Nov. 17 [cited 2024 Sep. 18];3(12):313. Available from: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/373

Issue

Section

Dissertation Abstracts

Plaudit

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.